Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Renan Calheiros recusa relatoria do caso do dinheiro na cueca

Senador diz não querer relatar processo contra Chico Rodrigues no Conselho de Ética

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) declinou a relatoria do processo contra o o colega Chico Rodrigues (PSB-RR), flagrado com dinheiro na cueca, no Conselho de Ética do Senado.

O parlamentar havia sido sorteado na última reunião do Conselho, na quarta-feira (14) passada. Com a recusa, o processo agora aguarda novo sorteio para a designação de outro relator.

O senador Chico Rodrigues aparece de pé no plenário do Senado Federal ao lado da bandeira do Brasil desenhada no carpete azul
Senador Chico Rodrigues (União Brasil-RR) participa de discussão da PEC da Transição em dezembro de 2022 - Jonas Pereira/Agência Senado

Questionado sobre o motivo da negativa, Renan limitou-se a responder: "Porque eu não quero".

Os partidos Rede Sustentabilidade e Cidadania protocolaram a representação contra Rodrigues em 2020, após o senador ter sido alvo de uma operação da PF (Polícia Federal) por supostos desvios em recursos destinados ao combate ao coronavírus.

Na ocasião, ele tentou esconder maços de dinheiro na cueca. Foram encontrados cerca de R$ 30 mil na residência do senador.

O parlamentar chegou a ser afastado do cargo por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) e só retornou ao mandato em fevereiro de 2021.

A reunião da semana passada foi a segunda após um período de três anos e meio sem atividade do Conselho de Ética.

Nesta sessão, foram admitidas as aberturas de processo disciplinar também contra os senadores Cid Gomes (PDT-CE), Jorge Kajuru (PSB-GO), Styvenson Valentim (Pode-RN) e Randolfe Rodrigues (sem partido-AP).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.