Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Aliados de Tarcísio preveem polêmica com emenda para alterar gasto na educação

Chamada PEC do Manejo pode ter resistência de deputados inclusive da base governista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Articuladores políticos do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), projetam um segundo semestre quente na Assembleia Legislativa, com duas matérias especialmente controversas.

A considerada mais polêmica é a chamada PEC do Manejo, que tem o poder de alterar percentuais orçamentários para a educação. Além de mexer num tema sensível, que pode ter resistência de deputados inclusive da base governista, requer quórum qualificado.

Hoje, a Constituição Federal prevê 25% do orçamento federal para educação e 12% para saúde. Já em São Paulo, a saúde tem o mesmo piso de 12%, mas o da educação é de 30%. A ideia de Tarcísio é poder usar estes 5% extras da área educacional para transferir à saúde quando necessário.

A outra é a reforma administrativa dos cargos de confiança, com a simplificação das diversas rubricas nas carreiras hoje existentes. Deve haver oposição forte da esquerda, muito suscetível a pressões de servidores públicos. A avaliação é de que a chance de ser aprovada é grande, apesar do barulho.

O governador Tarcísio de Freitas visita a Assembleia de São Paulo e se reúne com deputados
O governador Tarcísio de Freitas visita a Assembleia de São Paulo e se reúne com deputados - Divulgação - 5.mai.23/Assembleia de São Paulo

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.