Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ministro nega liminar do PT para barrar privatização da Copel

Partido queria impedir assembleia geral dos acionistas da empresa paranaense

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou o pedido de liminar feito pelo PT para tentar impedir a realização da assembleia geral dos acionistas da Copel (Companhia Paranaense de Energia) marcada para segunda-feira (10).

A liminar foi pedida pelo diretório nacional do PT no bojo de uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra trechos de uma lei do Paraná que permite que a Copel seja transformada em uma empresa de capital disperso e sem acionista controlador.

Gleisi Hoffmann, presidente do PT, durante cerimônia de encerramento dos grupos de trabalho do governo de transição
Gleisi Hoffmann, presidente do PT, durante cerimônia de encerramento dos grupos de trabalho do governo de transição - Pedro Ladeira-13.dez.2022/Folhapress

De acordo com o PT, a assembleia geral de acionistas deve aprovar alterações estatutárias na empresa com base na lei estadual.

Segundo Barroso, o caso não tem a urgência apontada pelos petistas, pois, segundo ele, a implantação das medidas analisadas e votadas na assembleia de segunda-feira (10) só acontecerá caso a Copel venha a ser de fato desestatizada.

"No retorno do recesso [judiciário], o relator da causa, juiz natural do processo, pode apreciar devidamente a tutela de urgência requerida e, eventualmente, sustar as alterações que tiverem sido feitas ao Estatuto da Copel, caso assim entenda de direito", resumiu ele, em decisão assinada nesta terça-feira (4).

O mérito da ação ainda será analisado após o recesso judiciário.

A ação foi protocolada no STF na noite de sexta-feira (30) e é assinada pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Ela atende a um pleito dos deputados estaduais do seu partido no Paraná, que fazem oposição ao governador Ratinho Junior (PSD).

A lei foi sancionada em novembro do ano passado pelo governo do Paraná com aval da Assembleia Legislativa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.