Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Governo quer aumentar receita para 19% do PIB para zerar déficit

Hoje, indicador está em 17,9%; Carf, arcabouço fiscal e taxação de super-ricos ajudariam a amenizar perdas com desonerações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Técnicos do governo estabeleceram como meta alcançar o patamar de 19% do PIB para a receita corrente líquida, o que permitiria zerar o déficit fiscal em 2024, conforme prometido pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda).

O conceito é a soma da receita total da União, deduzidos os valores transferidos aos estados e municípios por determinação constitucional ou legal e as contribuições patronal e do trabalhador à Previdência Social, além de PIS/Pasep.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista ao programa 'Bom dia, ministro', nos estúdios da EBC
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista ao programa 'Bom dia, ministro', nos estúdios da EBC - Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Hoje, o indicador está em 17,9%, depois de o nível de arrecadação cair no início do governo Lula (PT), em razão das desonerações de caráter eleitoreiro feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo técnicos do Ministério da Fazenda, seria possível subir o patamar para 19% com algumas votações importantes no Congresso, como o arcabouço fiscal, aprovado pela Câmara nesta terça-feira (22), o projeto que retoma o voto de desempate da Fazenda no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) e a taxação de super-ricos.

Essa última proposta, no entanto, enfrenta resistência no Congresso e deve ser encarada em um segundo momento, pela necessidade de construir o debate no Senado e na Câmara.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.