Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Após prorrogação, presidente da CBF que desbancou aliado de Lira será ouvido em CPI

Ednaldo Rodrigues é desafeto de Gustavo Feijó, da federação alagoana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A prorrogação dos trabalhos da CPI que apura manipulação de resultado em partidas de futebol deu a aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a chance de colocarem sob escrutínio da comissão o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, durante coletiva para apresentar Fernando Diniz, técnico interino da seleção
Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, durante coletiva para apresentar Fernando Diniz, técnico interino da seleção - Eduardo Anizelli/Folhapress

O presidente da CBF deveria ter comparecido a uma audiência pública marcada para a última segunda-feira (11), mas faltou sob argumento de que a seleção brasileira jogaria no dia seguinte —o Brasil venceu o Peru por 1 a 0 pela segunda rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Agora, ele será ouvido em nova audiência pública na próxima quarta-feira (20).

Inicialmente, a CPI terminaria nesta quinta-feira (14). No entanto, os trabalhos foram prorrogados após decisão de Lira.

Durante a eleição para a presidência da confederação, no ano passado, Rodrigues foi alvo de contestação judicial do alagoano Gustavo Feijó, então vice-presidente da CBF e amigo de Lira.

Apesar da tentativa, a votação prosseguiu e Rodrigues foi eleito com votos de 26 federações —só a de Alagoas não compareceu.

Um dos requerimentos de convite, de autoria do deputado Fred Costa (Patriota-MG), tem como justificativa oficial que o presidente da CBF pudesse "compartilhar as medidas adotadas" pela confederação no combate à manipulação de resultados de jogos.

Outro, de Mersinho Lucena (PP-PB), do mesmo partido de Lira, afirmava que a participação de Rodrigues era "de suma importância para a presente Comissão Parlamentar de Inquérito, uma vez que poderá trazer informações úteis para o deslinde da situação."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.