Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Movimento global pró-Palestina pede que Lula revogue acordos com Israel assinados por Bolsonaro

BDS diz que aprovação de cooperação Brasil-Israel na Câmara foi vergonhosa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS), que reúne organizações do mundo favoráveis à causa palestina, afirma estar "profundamente chocado" com a aprovação pela Câmara dos Deputados no último dia 18 de acordos de cooperação do Brasil com Israel, assinados durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL).

O Comitê Nacional Palestino do BDS pede que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revogue os acordos. Em nota ao Painel, o comitê diz ser "particularmente vergonhoso" o fato de que um dos acordos aprovados seja na área de segurança pública.

O movimento também critica acordo assinado em 2019 por Bolsonaro e aprovado em 2021 pelo Senado de cooperação na área de Defesa.

"Muitas pessoas no Brasil, especialmente a comunidade negra, sabem que estes acordos militares, de cooperação para tecnologia, armamentos e treinamento não irão apenas exacerbar a matança na Palestina, mas também no Brasil", diz o texto do BDS.

Homem carrega criança ferida após ataque isralense na cidade de Khan Yunis, ao sul de Gaza, para onde palestinos foram obrigados a se deslocar
Homem carrega criança ferida após ataque isralense na cidade de Khan Yunis, ao sul de Gaza, para onde palestinos foram obrigados a se deslocar - Yasser Qudih - 14.out.2023/AFP

O movimento descreve a aprovação como "demonstração de cumplicidade flagrante por parte das instituições estatais do Brasil naquilo que especialistas em direito internacional descrevem como um genocídio israelense em curso contra o povo palestino."

O acordo na área de segurança pública prevê interação entre as agências de segurança e inteligência dos dois países em investigações, uso da tecnologia da informação, troca de experiências em situações de crise e ações de inteligência.

A cooperação na área de Defesa prevê intercâmbio de tecnologias, treinamento e educação em questões militares.

Os outros dois acordos aprovados na quarta (18) estabelecem regras comuns para a aviação civil e garantem que brasileiros e israelenses poderão ter direitos previdenciários, se trabalharem em qualquer um dos países.

O acordo sobre segurança gerou divergência na base. A bancada petista votou favoravelmente, enquanto PCdoB e PSOL se posicionaram contrariamente.

O BDS pede, na nota, que o governo brasileiro desfaça os acordos, solicite um cessar-fogo imediato na guerra e articule o acesso imediato de ajuda humanitária a Gaza.

O BDS é apoiado por personalidades como o músico inglês Roger Waters, ex-integrante da banda Pink Floyd, e a escritora irlandesa Sally Rooney, que chegou a ter obras retiradas de livrarias israelenses após se recusar a traduzir um de seus títulos para o hebraico.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.