Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Presidente de comissão da Câmara quer votar 'cura gay' até o final do ano

Projeto autoriza profissionais de saúde mental a aplicar terapias para paciente com distúrbio sexual; 'cura' não é reconhecida pela OMS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Depois de aprovar projeto que proíbe casamento homoafetivo e de tentar votar um texto que barra o aborto legal, Comissão de Previdência e Família da Câmara dos Deputados quer votar até o fim do ano a suposta "cura gay", que não tem base científica.

Protesto em 2013 contra projeto de "cura gay" votado pelo então presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Marco Feliciano (PL-SP)
Protesto em 2013 contra projeto de "cura gay" votado pelo então presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Marco Feliciano (PL-SP) - Folhapress

"Eu tenho o poder de pautar. Mas eu pauto em acordo com todo mundo", afirma o presidente do colegiado, Fernando Rodolfo (PL-PE). "Se tiver esse tempo eu vou pautar. Porque eu acho que todo projeto tem que ser votado. Se é para aprovar ou para rejeitar, tem que ser votado", acrescenta.

O projeto é de 2016 e foi protocolado pelo então deputado Ezequiel Teixeira (RJ), que é pastor evangélico.

Conforme o texto, fica facultado ao profissional de saúde mental "atender e aplicar terapias e tratamentos científicos ao paciente diagnosticado com os transtornos psicológicos da orientação sexual egodistônica, transtorno da maturação sexual, transtorno do relacionamento sexual e transtorno do desenvolvimento sexual, visando auxiliar a mudança da orientação sexual, deixando o paciente de ser homossexual para ser heterossexual, desde que corresponda ao seu desejo."

O projeto indica ainda que o profissional que adotar essas terapias não poderá ser punido por órgãos de classe.

A suposta cura gay é condenada por tratar orientação sexual como uma doença. Em 1990, a OMS (Organização Mundial da Saúde) retirou o "homossexualismo" (o sufixo "ismo" refere-se a doença na medicina) da lista oficial de distúrbios mentais.

Deputados de esquerda já se mobilizam para tentar barrar o projeto. A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou texto para "equiparar as ações e métodos que objetivam a conversão da orientação sexual e da identidade de gênero ao crime de tortura". O deputado Pastor Eurico, que relatou e proibiu a união homoafetiva, já manifestou interesse em dar o parecer dessa proposta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.