Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu forças armadas

Relator de emenda no Senado quer proibir militares em ministérios

Jorge Kajuru quer resgatar ideia original do governo, que foi modificada por senador petista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), relator da proposta de emenda à Constituição que exige que militares sejam transferidos para a reserva caso queiram disputar eleições, quer aproveitar o texto para proibir que integrantes das Forças Armadas ocupem cargos em ministérios.

Sem máscara, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello participa de ato em apoio a Bolsonaro neste domingo (23) com motociclistas no Rio de Janeiro
Sem máscara, general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, participa de ato em apoio a Bolsonaro em 2021 - Reprodução

Ele quer assim restabelecer a proposta original do governo, que buscava vedar que militares da ativa ocupassem cargos no primeiro escalão do Executivo.

Autor da PEC protocolada no Senado, o líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA), enviou o texto sem essa proibição, por considerar que seria uma "medida discriminatória".

"Eu vou manter a essência do projeto, para não ter duplicidade: ou quer ser político ou quer ser militar. Se quiser concorrer, tem que ir para a reserva", afirma Kajuru. "Vou me reunir com o Jaques nesta segunda (16) e mostrar que não concordo com a falta de proibição sobre ministérios. Quer seguir carreira política, tem que sair, seja para concorrer em eleição ou para ser indicado a um cargo."

Na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os generais Eduardo Pazuello e Luiz Eduardo Ramos atuaram como ministros da Saúde e da Secretaria de Governo, respectivamente, ainda nos quadros ativos do Exército.

A ideia é que o texto seja votado até o final do ano. Kajuru diz ainda que está articulando com o líder do governo no Senado a apresentação de outra PEC, desta vez para vedar participação de policiais militares, civis e bombeiros em eleições. Esse segundo texto, no entanto, ainda exige negociação para ser protocolado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.