Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Aliados de Tarcísio temem que aumento de ICMS seja bomba eleitoral em 2024

Bolsonaristas lembram que tucanos ligados a Doria tiveram que se justificar sobre ajuste fiscal nas campanhas de 2020 e 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Aliados de Tarcísio de Freitas (Republicanos) têm manifestado preocupação de que um projeto para aumentar o ICMS como tem articulado o governador prejudique a meta de eleger prefeitos e vereadores do grupo político nas eleições de 2024 em São Paulo.

Eles ressaltam que muitos bolsonaristas ganharam notoriedade ao fazer oposição a pacote de ajuste fiscal de João Doria em 2020, e que Bruno Covas, que disputou a prefeitura da capital naquele ano, e Rodrigo Garcia, que em 2022 se candidatou ao governo do estado, ambos do PSDB, foram bastante pressionados e tiveram que se justificar a respeito da medida do ex-governador.

Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, durante evento no batalhão da Rota
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, durante evento no batalhão da Rota - Zanone Fraissat-16.out.2023/Folhapress

O deputado estadual bolsonarista Gil Diniz (PL-SP) diz considerar o debate sobre o projeto um "divisor de águas do governo Tarcísio". Ele afirma que "a contaminação com a pauta municipal será gigantesca" e que o bloco bolsonarista recém-formado na Assembleia Legislativa de São Paulo votará contra o projeto e atuará para convencer os demais parlamentares a se posicionarem da mesma forma.

Os estados de Sul e Sudeste, exceto Santa Catarina, divulgaram carta na qual afirmaram ser necessário elevar o ICMS para garantir arrecadação maior após a entrada em vigor da Reforma Tributária.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, disse que o motivo real seria perda de arrecadação gerada pela limitação do imposto sobre combustíveis por Jair Bolsonaro (PL) em 2022.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.