Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Após notas críticas, Conib elogia Lula por declarações contra antissemitismo

Entidade judaica saudou conversa de presidente brasileiro com colega israelense

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após uma série de notas críticas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Conib (Confederação Israelita do Brasil) elogiou o presidente em nota nesta sexta-feira (17) após conversa dele com o seu colega israelense, Isaac Herzog.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Pedro Ladeira/Folhapress

"A Conib saúda a conversa de ontem entre os presidentes do Brasil e de Israel e as declarações do presidente Lula contra o antissemitismo no nosso país", diz a entidade, principal representante da comunidade judaica no país.

"A Conib defende maior equilíbrio na posição do governo brasileiro e tem manifestado a grande preocupação da comunidade judaica com a importação do trágico conflito do Oriente Médio ao Brasil, com o aumento da retórica antijudaica no nosso país", prossegue a entidade.

Nos últimos dias, a Conib manifestou preocupação com declarações de Lula e de membros do governo, como o ministro da Justiça, Flávio Dino, que estimulariam um sentimento antissemita no Brasil.

A entidade criticou, por exemplo, fala do presidente em que comparava a ação militar de Israel na faixa de Gaza aos ataques terroristas do Hamas.

Agora, em tom mais conciliatório, a Conib declarou que "as relações bilaterais entre Brasil e Israel são profundas e devem ser nutridas, principalmente em momentos como este".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.