Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Erundina diz que tarifa zero aos domingos de Nunes é positiva, mas limitada

Precursora da proposta, deputada diz que experiência ajuda a população a incorporar ideia no cotidiano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Precursora da ideia da tarifa zero para ônibus na cidade de São Paulo, a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) avalia positivamente a iniciativa do prefeito Ricardo Nunes (MDB) de implementar o passe livre na capital paulista aos domingos.

No entanto, afirma que o projeto tem grande limitação financeira e depende de uma articulação nacional para que a gratuidade seja de fato sustentável.

A discussão sobre o tema em São Paulo começou na gestão dela como prefeita, entre 1989 e 1992, com o secretário de Transportes Lúcio Gregori à frente. A proposta de que o subsídio ao transporte viesse de diferentes alíquotas do IPTU, no entanto, não teve apoio na Câmara Municipal.

Luiza Erundina (PSOL-SP), deputada federal, durante sessão na Câmara
Luiza Erundina (PSOL-SP), deputada federal, durante sessão na Câmara - Elaine Menke-13.jul.2022/Câmara do Deputados

Em 1991, Erundina lançou cinco linhas de ônibus de graça para circular em Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo. O projeto vigorou até 2000, quando foi encerrado pelo prefeito Celso Pitta.

Para Erundina, o projeto de Nunes e outras experiências municipais são importantes para que a população incorpore na sua rotina a ideia de se locomover pela cidade sem ter que custear pessoalmente o serviço.

Ela defende, no entanto, que é necessário criar um sistema único de mobilidade, similar ao SUS, que envolva os três níveis de governo e todos os modais (automóveis, metrô, trem, ônibus).

Esse sistema seria financiado por um novo tributo e por recursos municipais, estaduais e federais, segundo proposta de emenda de autoria da deputada e que atualmente tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Homem, dentro de ônibus, próximo a uma catraca, sorri
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), dentro de ônibus na primeira hora do programa "Domingão Tarifa Zero" - Phillippe Watanabe-17.dez.2023/Folhapress

"Essa política [de Nunes] é local, tem limite muito grande do ponto de vista financeiro. Sem ter receita para cobrir o sistema, daqui a pouco não sei se a prefeitura vai dispor desse montante de recursos para manter a gratuidade como um todo", afirma.

A medida do emedebista de implementar o passe livre somente aos domingos tem custo anual estimado em R$ 283 milhões.

Erundina afirma que o núcleo de sua proposta é a ideia de que o uso individual do espaço público tem um custo que precisa ser compartilhado por toda a sociedade.

"Não é justo que só o usuário direto cubra o custo de um serviço de que a cidade depende para funcionar. O acesso ao trabalho, à escola, ao serviço médico [dependem do transporte público]", conclui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.