Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu feminicídio violência

Senador protocola pedido de CPI para apurar violência doméstica desde 2019

Jorge Kajuru quer investigar atuação do poder público em relação à aplicação dos instrumentos instituídos em lei para proteger mulheres da violência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) protocolou nesta quinta-feira (21) pedido de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar crimes de violência doméstica e familiar contra mulheres desde 2019, com ênfase no pós-pandemia de Covid-19.

Ele reuniu 31 assinaturas de senadores e senadoras —eram necessárias pelo menos 27.

Senador quer investigar atuação do poder público com relação à aplicação das leis sobre violência contra mulheres
Senador quer investigar atuação do poder público com relação à aplicação das leis sobre violência contra mulheres - Getty Images

No requerimento de criação da CPI, Kajuru pede que o colegiado tenha 11 titulares e 7 suplentes, prazo de 180 dias e limite de despesas de R$ 150 mil para "apurar crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher desde 2019 até os dias atuais".

Ele propõe que a CPI tenha duas relatoras, que seriam as senadoras Leila Barros (PDT-DF) e Damares Alves (Republicanos-DF).

Na justificativa, o parlamentar cita relatório do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sobre aplicação da Lei Maria da Penha em 2022 que indica mais de 600 mil processos de violência doméstica e familiar e/ou feminicídio no período de 2020 até 2022.

Também menciona o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que aponta para a redução no financiamento de políticas públicas e impactos da pandemia como motivos para o aumento da violência contra a mulher.

No texto, o senador lembra do caso de Sara Mariano, 35, cantora gospel que, segundo a polícia, teve a morte planejada pelo marido, Ederlan Mariano.

Na avaliação de Kajuru, a proteção da mulher vítima de violência doméstica e familiar, apesar de dever do Estado, "ainda não está plenamente assegurada".

"Este Parlamento não pode se alijar da discussão e do enfrentamento desse triste cenário de violência contra meninas e mulheres, tampouco se omitir de investigar esses gravíssimos fatos", escreve.

"Diante disso, devemos apurar a violência contra a mulher no Brasil, considerando a intersecção existente entre gênero e raça, ações ou omissões do poder público, bem como eventuais responsabilidades decorrentes da aplicação dos instrumentos instituídos por lei para proteger as mulheres desse cenário de violência."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.