Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Após elogio de Valdemar a Lula, aliados de Bolsonaro dizem que PL atua como partido pequeno

Eles afirmam que meta de eleger 1.500 prefeitos não combina com funcionamento amador da sigla

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) classificaram como desastrosa a entrevista em que Valdemar Costa Neto, presidente do partido, elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e afirmaram que a sigla tem estrutura amadora e se comporta como legenda de vereança.

Na semana passada passou a circular um vídeo editado de uma entrevista do dirigente de dezembro, com trechos em que ele elogia o petista, sem o restante das respostas, em que ele também elogiava Bolsonaro.

O ex-presidente Jair Bolsonaro em evento na Câmara Municipal de São Paulo
O ex-presidente Jair Bolsonaro em evento na Câmara Municipal de São Paulo - Danilo Verpa-21.ago.2023/Folhapress

Em caráter reservado, os interlocutores mais próximos do ex-presidente ironizam a intenção apresentada por Valdemar na entrevista, concedida em dezembro, de eleger 1.500 prefeitos em 2024.

Segundo eles, a meta não coaduna com o que chamaram de "estrutura de vereança" do PL, em que o presidente da sigla não é instruído para entrevistas ou não segue um planejamento de comunicação.

Nesse ponto, as principais críticas são dirigidas à ausência do marqueteiro Duda Lima, que trabalha para o PL e cuidou da campanha de Bolsonaro em 2022. Lima tem dividido seu tempo entre a comunicação de Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, e o partido.

Como mostrou a Folha, Bolsonaro citou a possibilidade de "implosão do partido" por "declarações absurdas", sem mencionar o nome de Valdemar.

Em um dos momentos explorados no vídeo, Valdemar disse que o petista é diferente de Bolsonaro porque tem prestígio, embora não tenha "o carisma que Bolsonaro tem". "O Lula tem prestígio. Popularidade. Ele é conhecido por todos os brasileiros. O Bolsonaro não. O Bolsonaro teve um mandato só."

No trecho que ficou de fora da edição, ele completava, dizendo que Bolsonaro tem prestígio há muito tempo também e relembra um episódio quando era colega de Câmara dos Deputados do ex-presidente e levou um elogio de seu pai, então prefeito de Mogi das Cruzes, para ele, num bilhetinho.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.