Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu inss

Auxílio-doença sem perícia já representa metade das concessões, indica Previdência

Sistema que permite envio de atestado médico também reduziu tempo médio de duração do benefício para 62 dias, ante média de 297 dias da concessão pericial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A plataforma Atestmed, que permite a análise remota de atestados médicos enviados por segurados, já responde por metade das concessões de auxílio-doença no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e tem uma duração média do benefício de 62 dias, ante cerca de 297 na perícia presencial.

Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social em Brasília
Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social em Brasília - Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Dados da Previdência mostram que, em dezembro, as concessões por análise documental somaram 113.501 (47,3%), enquanto as periciais totalizaram 113.833 (47,4%) —além delas, 12.862 (5,3%) foram concessões determinadas por decisão judicial.

A duração média do benefício na concessão documental foi de 62 dias, segundo dados de novembro. Na pericial, essa média foi é de 297 dias —essa diferença costuma representar mais gasto para o governo, que precisa pagar correção monetária e juros pelo período retroativo que o benefício deveria ter sido concedido.

De acordo com os dados, a concessão média mensal de auxílio-doença no ano passado foi de 201.041, enquanto em 2022 a média foi de 155.727.

"O aumento na concessão reflete, em primeiro lugar, respeito aos segurados que estão tendo seu benefício concedido mais rápido e mais seguro. Em segundo lugar, o estoque tem caído e reflete a melhora em nossa eficiência também com os benefícios que estavam acumulados", afirma o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.