Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Deputado quer reservar metade das vagas do ITA para alunos da rede pública

Idilvan Alencar (PDT-CE) afirma que reserva busca promover a inclusão social e democratizar o acesso à instituição, uma das mais disputadas no ensino superior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) vai protocolar na volta dos trabalhos no Legislativo um projeto para reservar no mínimo metade das vagas nos concursos de admissão ao ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) para alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio na rede pública.

Vista dos prédios de laboratorios e salas de aula do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos
Vista dos prédios de laboratorios e salas de aula do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos - Leonardo Wen/Folhapress

Minuta do texto prevê ainda que os estudantes que tiverem cursado integralmente o ensino médio na rede pública também poderão concorrer às vagas destinadas ao público geral. Além disso, os alunos aprovados nas vagas oferecidas para ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.

O projeto vai estipular ainda que não houver número de candidatos aprovados suficiente para ocupar as vagas reservadas, as que sobrarem serão revertidas para a ampla concorrência e preenchidas pelos demais candidatos aprovados, conforme ordem de classificação.

Na justificativa, ele afirma que o ITA "é reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência de sua formação acadêmica e pela contribuição significativa para o avanço científico e tecnológico no Brasil."

"Entretanto, é inegável que a representatividade de estudantes provenientes de escolas públicas nessa instituição ainda é desproporcional em relação aos estudantes de escolas particulares."

Segundo ele, o texto se fundamenta na "necessidade de promover a inclusão social, democratizando o acesso a uma instituição de ensino de alta qualidade e, ao mesmo tempo, combatendo as disparidades socioeconômicas existentes em nosso país."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.