Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu violência Fies Enem

Governo quer lançar até março estratégia de enfrentamento à violência nas escolas

Proposta foi elaborada após discussões do Ministério da Justiça e do MEC (Ministério da Educação) e desenhada a partir de debates sobre o tema em um grupo de trabalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo finaliza os detalhes para lançar até março a Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência nas Escolas, construída pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pelo MEC (Ministério da Educação) após discussões em um grupo de trabalho sobre o tema.

Ataque com arma de fogo deixou uma aluna morta e duas pessoas feridas em escola estadual de SP
Ataque com arma de fogo deixou uma aluna morta e duas pessoas feridas em escola estadual de SP - Danilo Verpa/Folhapress

Há um esforço para lançar em fevereiro, mas, como faltam ajustes e aprovação final, a estratégia deve ser anunciada só em março. A proposta, uma demanda do presidente Lula (PT), vai consolidar as ações para evitar casos de violência como os registrados em março e abril do ano passado.

Logo após os ataques, o Ministério da Justiça adotou o projeto Escola Segura, que incluiu ações que continuam sendo adotadas, como monitoramento de ameaças na internet relacionadas a possíveis ataques em escolas e o lançamento de um canal de denúncia no site da pasta. Além disso, o governo continua investigando potenciais episódios de violência e atuando junto às plataformas para atuação na prevenção e repressão das ameaças.

No ano passado, o governo começou a receber alertas de possíveis ataques relacionados à data de 20 de abril, que coincide com o massacre de Columbine, que resultou na morte de 15 pessoas nos Estados Unidos em 1999, e com o aniversário do ditador nazista Adolf Hitler.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.