Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Prerrogativas defende Toffoli e rejeita casuísmo em investigação sobre ONG

Grupo jurídico foi um dos autores do pedido que levou ministro a pedir apuração sobre Transparência Internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Coordenador do grupo jurídico Prerrogativas, o advogado Marco Aurélio Carvalho afirma que o pedido de investigação contra a ONG Transparência Internacional feito pelo ministro Dias Toffoli, do STF, não é uma decisão casuística.

O ministro Dias Toffoli, do STF - Nelson Jr./SCO/STF

"Ela é consequência de uma medida que apresentamos em 2021. Querer acusar o ministro de casuísmo é desonesto. Não é uma resposta à pesquisa extremamente mal feita dessa organização", disse Carvalho.

Na véspera da decisão de Toffoli, a Transparência divulgou estudo que mostraria a fragilização do combate à corrupção no Brasil, citando liminares do ministro que reverteram acordos de leniência da Lava Jato.

O grupo Prerrogativas e o deputado federal Rui Falcão (PT-SP) são os autores da ação que levou à decisão de Toffoli. O ministro pede investigação sobre possível participação da Transparência na administração das multas relativas ao acordo de leniência da empresa J&F, o que é negado pela ONG.

Carvalho diz que a Transparência tem de ser investigada porque foi um "braço importante da Lava Jato na relação com os Poderes da República e a opinião pública".

"Ninguém no Brasil está acima da lei. Ninguém está abaixo dela, mas também ninguém acima. Essa ONG, assim como todo e qualquer cidadão ou organização, é passível de investigação. É uma ousadia questionarem isso. Eles têm de respeitar as instituições brasileiras, o ordenamento jurídico vigente", declarou.

O advogado disse ainda ser uma ilação vincular a decisão do ministro a uma tentativa de reaproximação dele com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem se afastou nos últimos anos.

"É desonesta essa ilação. O ministro tomou decisões corajosas em outros momentos, quando julgou conduções coercitivas e irregularidades da operação Lava Jato".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.