Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Relatório da CPI do 8 de Janeiro alertou para 'Abin paralela' sob Bolsonaro

Documento final da comissão fala que enfraquecimento da agência foi proposital e está diretamente ligado à tentativa de criação de órgão paralelo de inteligência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O relatório final da CPI do 8 de Janeiro, de outubro do ano passado, já falava que a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) passava por um enfraquecimento proposital e associado à tentativa de criar uma órgão paralelo de inteligência, "comprometido unicamente com os interesses do então presidente da República".

Fachada da entrada da Agência Brasileira de Inteligência, no setor Policial Sul, em Brasília
Fachada da entrada da Agência Brasileira de Inteligência, no setor Policial Sul, em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress

A apoiadores, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negou a criação de uma Abin paralela e afirmou que a agência, Polícia Federal, Exército, Marinha e Aeronáutica sonegavam informações.

No documento, a relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), afirmou que as investigações revelaram que não houve propriamente um "apagão de inteligência", e sim "o desvirtuamento, o enfraquecimento e o desmantelamento de um sistema de inteligência que, se tivesse sido levado a sério, poderia ter evitado os acontecimentos do dia 8 de janeiro."

"Verificou-se que o sistema brasileiro de inteligência sofreu, a partir da gestão de Jair Bolsonaro, um contínuo processo de informalização: em lugar de utilizar uma rede confiável de distribuição de informes de inteligência, com destinatários definidos e responsabilizáveis pelo processamento dos dados, as informações passaram a circular em grupos de WhatsApp, que não ofereciam nenhuma garantia quanto à confirmação do recebimento das mensagens, nem envolviam protocolos de tomada de decisão", escreveu.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.