Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Presença de embaixador de Israel em ato na Paulista divide aliados de Bolsonaro

Wajngarten convidou Daniel Zonshine, mas Malafaia diz que ele desviaria foco dos objetivos do evento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O braço direito de Jair Bolsonaro (PL), Fabio Wajngarten, e o principal organizador do ato marcado para 25 de fevereiro em apoio ao ex-presidente, pastor Silas Malafaia, divergem sobre convite ao embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, à manifestação marcada para 25 de fevereiro, na avenida Paulista.

Após escrever sobre o tema nas redes sociais, Wajngarten enviou convite por escrito a Zonshine e pretende reiterar pessoalmente nesta semana.

Fabio Wajngarten (dir.) e Silas Malafaia (centro, de azul) durante almoço com André Mendonça, ministro do STF (esq.)
Fabio Wajngarten (dir.) e Silas Malafaia (centro, de azul) durante almoço com André Mendonça, ministro do STF (esq.) - Arquivo pessoal-9.dez.2021

Malafaia, por sua vez, diz ao Painel que é contra o convite e afirma que ele e Bolsonaro acertaram que somente ele e o ex-presidente cuidariam da lista de presença.

Segundo o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, todos os confirmados até o momento, cerca de 100 políticos, pediram para participar, ou seja, não precisaram ser convidados. Ele afirma que o embaixador não estará na manifestação.

O pastor argumenta que o ato tem dois objetivos definidos, fazer a defesa do Estado democrático de Direito e do ex-presidente Bolsonaro. Na opinião de Malafaia, a eventual presença de Zonshine poderia desviar o foco da proposta da manifestação.

A ideia de convidar o embaixador se insere no contexto da crise diplomática gerada pela comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre as ações de Israel na Faixa de Gaza e o Holocausto (o extermínio de judeus pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial). O petista foi declarado "persona non grata" por Israel nesta segunda-feira (19).

O protesto na avenida Paulista faz parte de reação de Bolsonaro e seus aliados à investigação da Polícia Federal que mira suposta tentativa de golpe para mantê-lo na Presidência. A trama antidemocrática teria sido discutida antes e depois das eleições de 2022.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.