Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu violência São Paulo

Gestão Tarcísio lançará edital para comprar 3.125 câmeras corporais para PM

Promessa é de que aparelhos mais modernos substituam os que estão atualmente em uso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo de São Paulo lançará até maio um edital para contratar 3.125 câmeras corporais para a PM. Elas substituirão equipamentos atualmente em uso e cujo contrato se encerrará.

Policial militar com câmera corporal - Ronny Santos/Folhapress

Segundo a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), os aparelhos têm tecnologia mais moderna, que permite a leitura de placas para a verificação de veículos roubados, entre outras funcionalidades.

Apesar de ter criticado as câmeras durante a campanha eleitoral de 2022, o governador manteve o programa. Ele chegou a afirmar que não investiria mais nos equipamentos, mas que os contratos em vigor seriam mantidos.

Como mostrou o Datafolha, 88% dos moradores da cidade de São Paulo aprovam o uso de câmeras corporais pelos PMs.

As novas câmeras farão parte do programa Muralha Paulista. Haverá ferramentas de áudio que permitirão que o policial solicite apoio durante ações.

O novo edital prevê ainda a melhoria no sistema de conectividade, com a manutenção da transmissão ao vivo, e na captação de áudio e vídeo, além do aprimoramento do sistema de armazenamento das imagens.

Atualmente, a PM utiliza 10.125 câmeras fixadas nas fardas dos policiais. Outro contrato, com 7.000 aparelhos, ainda está em vigor.

A licitação foi informada pelo governo ao Supremo Tribunal Federal na semana passada. Na ocasião, o estado se comprometeu a notificar a corte sobre o novo modelo das câmeras.

O governo afirma que, devido ao maior número de empresas e tecnologias disponíveis no mercado, a expectativa é de redução de custos para a compra dos equipamentos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.