Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu União Europeia São Paulo

Macron passa por SP sem encontrar Tarcísio, aliado de Bolsonaro

Governador e presidente não tiveram contato, ao contrário do que ocorreu entre o francês e outros chefes de Executivos estaduais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em sua passagem pela cidade de São Paulo nesta quarta-feira (27), que teve uma agenda com quatro eventos, o presidente da França, Emmanuel Macron, não se encontrou em nenhum momento com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O presidente da França, Emmanuel Macron, durante evento na Fiesp, em São Paulo - Miguel Schincariol/AFP

Em comparação, o francês esteve com os governadores Helder Barbalho (MDB), do Pará, e Claudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, nas visitas aos dois estados, sempre na companhia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Tarcísio é aliado político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem uma rusga antiga com Macron, motivada por críticas do francês ao desmatamento na Amazônia. Bolsonaro também chegou a criticar em uma rede social a primeira-dama da França, Brigitte Macron.

No ano passado, o governador foi criticado por bolsonaristas por receber em audiência Graça Machel, viúva do sul-africano Nelson Mandela, que é chamado de terrorista e comunista por parte da direita.

A falta de contato também destoa da prática de Tarcísio, que costuma dar atenção a autoridades internacionais. Apenas neste ano ele se reuniu com representantes da Irlanda, Índia e Reino Unido, por exemplo, além de ter prestigiado a reunião de ministros da Fazenda do G20.

Aliados do governador minimizam o desencontro e o atribuem a questões de agenda. Uma reunião no aeroporto de Guarulhos entre os dois chegou a ser cogitada, mas não prosperou. A embaixada da França, procurada, não comentou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.