Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Coordenadora do comitê gestor da internet critica recuo da Câmara sobre PL das Fake News

Renata Mielli afirma que texto relatado por Orlando Silva (PCdoB-SP) já havia sido 'exaustivamente' debatido e tinha acordo com 'campo amplo da sociedade'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A jornalista Renata Mielli, coordenadora do CGI (Comitê Gestor da Internet), lamentou nesta terça-feira (9) a decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de criar um novo grupo de trabalho para discutir o projeto de fake news e de substituir o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) por um novo relator.

Sob relatoria de Silva, o projeto já havia sido discutido por um grupo de trabalho na Câmara em 2021. No ano seguinte, teve a urgência derrotada em plenário por oito votos. Em abril de 2023, no entanto, o requerimento que acelera a votação foi aprovado. Desde então, não obteve apoio suficiente na Câmara para avançar.

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer discutir do zero PL das Fake News
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer discutir do zero PL das Fake News - Pedro Ladeira/Folhapress

Para Mielli, a Câmara perde a oportunidade de levar a plenário uma proposta "que foi exaustivamente debatida com centenas de pessoas, em dezenas, até centenas de audiências públicas e que chegou a um relatório que tinha um grau de acordo grande, pelo menos entre um campo amplo da sociedade."

A coordenadora avalia que quem discorda do texto é porque não quer regulação de big techs ou porque tem alguma ligação com empresas de plataformas de rede social. "Tirando o setor conservador que se beneficia da ausência da regulação, que se beneficia da desinformação, do discurso do ódio, para manter a sua articulação política e as próprias plataformas, havia um amplo acordo", afirma.

Mielli afirma ainda que a mudança é um retrocesso. "A gente volta vários passos atrás porque vai se criar uma nova comissão, vai se definir um novo relator, vai se começar uma nova discussão sabe-se a partir de qual texto. Então quanto tempo pode levar isso?", critica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.