Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu aborto

CFM proíbe médico de realizar ato que precede aborto em gestação acima de 22 semanas

Texto regulamenta assistolia fetal, procedimento previsto sobretudo em casos de interrupção da gravidez decorrente de estupro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Resolução aprovada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (3) proíbe médicos de realizarem assistolia, procedimento que provoca a morte do feto, em gravidez acima de 22 semanas provocada por estupro.

Ato em defesa da liberação do aborto
Ato em defesa da liberação do aborto - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O documento foi aprovado pelo conselho em 21 de março. A assistolia consiste na aplicação de um produto químico que induz à parada do batimento do coração em abortos legais. A partir daí, é realizado um procedimento parecido com um parto para retirada do feto.

"Essa resolução proíbe, em gravidez a partir de 22 semanas, você matar o bebê", afirma o relator da resolução, Raphael Câmara, ex-secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

A lei, no entanto, não prevê limite temporal para a interrupção da gravidez por estupro. Câmara afirma estar preparado para enfrentar o questionamento legal da resolução.

O argumento do CFM é que o Código Penal é de 1940. "Na época, não se poderia prever que em 2024 ia ter gente querendo matar bebê de nove meses. Então é óbvio que o Conselho Federal de Medicina tem que se adaptar aos tempos", diz Câmara.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.