Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Crime foi por 'discussão de 5ª série', diz advogado de bolsonarista que matou petista em festa

Defensor nega motivação política na morte do guarda municipal Marcelo Arruda pelo ex-policial penal Jorge Guaranho em Foz do Iguaçu em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Novo advogado do ex-policial penal bolsonarista Jorge Guaranho, Samir Mattar Assad nega motivação política na morte do guarda municipal petista Marcelo Arruda em 2022, em Foz do Iguaçu (PR). Ele afirma que o crime ocorreu por uma "discussão de [nível] quinta série".

Guarda municipal Marcelo Arruda (esq.) morreu em julho de 2022 após ser baleado na própria festa de aniversário pelo ex-policial penal Jorge Guaranho
Guarda municipal Marcelo Arruda (esq.) morreu em julho de 2022 após ser baleado na própria festa de aniversário pelo ex-policial penal Jorge Guaranho - Arquivo pessoal e Reprodução

Arruda fez uma festa de aniversário em julho de 2022 para comemorar seus 50 anos com a temática do PT. Guaranho passou de carro em frente ao salão de festas dizendo "Aqui é Bolsonaro" e "Lula ladrão". Eles discutiram e, mais tarde, o ex-policial penal voltou ao local e atirou contra o guarda municipal.

O petista, já ferido no chão, também baleou o bolsonarista, que ficou internado em um hospital antes de ser transferido para a prisão. Um júri popular para julgar Guaranho está marcado para começar nesta quinta-feira (4).

Assad diz ter sido procurado por familiares do réu após a saída do Escritório Dalledone e Advogados Associados, em 19 de março. Segundo ele, a diferença desse caso para os demais é o tempo exíguo de estudo, "tirando essa narrativa que foi introduzida [de motivação política]".

Na avaliação dele, "foi uma discussão que internamente a gente até fala que é uma discussão de 5ª série."

"Eles discutem de forma banal por uma besteira, e tem a agressão do senhor Marcelo, que acaba gerando todo esse conflito", afirma Assad.

O advogado estima que o julgamento deva durar dois dias e critica o acordo anunciado pela AGU (Advocacia-Geral da União) segundo o qual a União fica obrigada a pagar uma indenização de R$ 1,7 milhão à família de Arruda.

"Você vai ver que não existem precedentes nesse sentido. E por outro lado, é precipitado você fazer esse tipo de acordo com uma causa que não foi julgada."

Em 19 de março deste ano, Guaranho foi demitido pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, no contexto de um Processo Administrativo Disciplinar instaurado na época do crime para apurar a atuação do agente, então servidor da penitenciária federal de Catanduvas, no Paraná.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.