Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu petrobras

Conselho da Petrobras deve iniciar nesta sexta discussão sobre dividendos

Expectativa é que tema seja votado em 19 de abril; governo pode mudar orientação de voto a partir da análise de projetos do plano estratégico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Um dos grandes embates recentes envolvendo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o governo, a distribuição de dividendos extraordinários da empresa, deve voltar à pauta do conselho de administração da petrolífera em reunião que será realizada nesta sexta-feira (5).

Conselho da Petrobras deve reabrir discussão sobre distribuição de dividendos nesta sexta
Conselho da Petrobras deve reabrir discussão sobre distribuição de dividendos nesta sexta - Carl de Souza/AFP

Após a reunião de 7 de março, quando a distribuição foi rejeitada por seis votos a quatro, com abstenção de Prates, os R$ 43,9 bilhões de dividendos foram destinados a um fundo até que uma decisão final fosse tomada.

Diante da repercussão negativa da medida sobre o valor de mercado da Petrobras, a diretoria iniciou estudo de financiabilidade dos projetos do plano estratégico para verificar se há recursos suficientes no caixa da empresa e, a partir disso, avaliar se é possível pagar parte dos dividendos extraordinários.

Os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Fernando Haddad (Fazenda) estão alinhados em relação a essa etapa do processo, segundo interlocutores. A reunião desta sexta deverá reabrir o debate e servirá para marcar um novo encontro em 19 de abril, quando, então, a distribuição deve ser votada.

A expectativa é que, a partir das conclusões do estudo de financiabilidade, o governo mude a orientação de voto para que a distribuição seja aprovada.

Com isso, parte já seria distribuída no começo do segundo semestre —embora internamente alguns integrantes da Petrobras vejam possibilidade de os recursos serem repassados antes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.