Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Governo Lula petrobras

Prates se irrita, pede conversa 'definitiva' com Lula e pode sair da Petrobras

Iniciativa ocorre depois que ataques de membros do governo se intensificaram, partindo especialmente dos ministros Alexandre Silveira e Rui Costa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, pediu uma audiência com Lula (PT) para conversar sobre o bombardeio disparado contra ele por pessoas do próprio governo. O ex-senador está inconformado e pretende dar um basta na situação. A saída da estatal está entre as possibilidades consideradas por ele, embora seu desejo maior seja o de que o presidente da República manifeste forte apoio por sua permanência —o que não vem acontecendo.

DATA CERTA

Prates pretende definir de uma vez por todas a sua situação na empresa, expondo a Lula as conquistas e os problemas de sua gestão.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aperta as mãos do senador Jean Paul Prates (PT-RN)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (esq.) e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (dir.) - Ricardo Stuckert/Divulgação

DATA 2

Ele decidiu tomar a iniciativa depois que os ataques se intensificaram, partindo especialmente do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

MEGAFONE

Silveira admitiu em entrevista à Folha que tem conflitos com Prates. Já Costa estaria inclusive sondando candidatos que poderiam vir a comandar a estatal.

MEGAFONE 2

O presidente da Petrobras mantém o apoio de lideranças do PT, de senadores da base de Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Eles consideram que a saída de Prates, neste momento, poderia ser traumática para a empresa e o governo, gerando uma crise desnecessária.

LISTA

Os rumores de uma queda próxima são tantos que há uma lista de possíveis substitutos já circulando em Brasília. Ricardo Savini, fundador da 3R Petroleum, está entre os cotados.

LISTA 2

Segundo a coluna Painel S.A., nela figuram também Bruno Moretti, hoje Secretário Especial de Análise Governamental da Presidência da República, e Magda Chambriard.

LISTA 3

Engenheira química, ela atuou na Petrobras antes de migrar para a ANP (Agência Nacional de Petróleo), que presidiu entre 2012 e 2016.


É PIQUE!

A cineasta Tata AmaraL prestigiou a festa de 30 anos de existência do Bar Balcão, nos Jardins, em São Paulo. O dono do estabelecimento, Francisco Millan, o Chico, recebeu os convidados na celebração, que ocorreu na noite de segunda-feira (1º).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.