Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu MST

Duzentas cooperativas de reforma agrária se unem em entidade nacional

Unicrab tem como objetivo criar uma rede que fortaleça organizações com viés agroecológico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mais de 200 cooperativas de reforma agrária lançaram na quinta-feira (25) a Unicrab, União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária Popular do Brasil. O objetivo da iniciativa é criar uma rede de cooperativismo para fortalecer as entidades que atuam na produção agrícola com viés agroecológico e sustentável.

"Ao longo da história, avançamos bastante na produção, na agroindustrialização, na comercialização, nas estruturas de financiamento e na organização de nossas cadeias produtivas prioritárias, mas sem uma estrutura organizada e centralizada que auxilie na planificação destes processos e pautas", afirma Clarice Rodrigues, da coordenação do setor de produção do MST e integrante da Unicrab, apontando o espaço que deverá ser ocupado pela entidade.

Como primeira entidade representativa em nível nacional do tipo, a Unicrab deve pressionar por políticas públicas de reforma agrária, acesso a crédito, assistência técnica e máquinas pensadas e direcionadas para a agricultura familiar.

Lançamento da Unicrab durante Encontro Nacional de Cooperativas das Áreas de Reforma Agrária
Lançamento da Unicrab durante Encontro Nacional de Cooperativas das Áreas de Reforma Agrária - Priscila Ramos-25.abr.2024/Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.