Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Enel

Ministro liga para Boulos para discutir processo que pode cassar a Enel

Alexandre Silveira se colocou à disposição do deputado para tratar da crise de eletricidade em SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, telefonou para o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) nesta segunda-feira (1º) para tratar da atuação da distribuidora de eletricidade Enel e da série de apagões recentes na capital paulista.

Na ligação, segundo apurou o Painel, o ministro detalhou a determinação para que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) abra processo que pode levar à cassação da concessão da Enel e se colocou à disposição de Boulos no enfrentamento da questão. Silveira e o parlamentar devem se reunir em Brasília na próxima semana para tratar novamente do assunto.

Até o momento, Silveira não ligou para o prefeito Ricardo Nunes (MDB), também pré-candidato.

Boulos e Nunes têm sido críticos da Enel. O psolista usa os problemas da privatização do setor elétrico como argumento para se mobilizar contra a venda da Sabesp, defendida pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito Nunes.

Deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) durante entrevista à Folha
Deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) durante entrevista à Folha - Karime Xavier-18.jan.2023/Folhapress

O documento enviado por Silveira à Aneel cita a série de apagões recentes na cidade de São Paulo e fala em "histórico de falhas e transgressões" da empresa privada perante suas obrigações. O objetivo da pasta é saber se a Enel descumpriu com o contrato, se tem condições técnicas de seguir operando e se atendeu a ordem recente da Aneel para regularizar seus serviços.

"O ministério está tomando medida extremamente radical, importante e educativa para outras distribuidoras de energia", disse Silveira em entrevista à GloboNews, na manhã desta segunda.

Ao canal de TV, ele afirmou ainda que a empresa tem mais de R$ 300 milhões em multas não pagas. A concessionária disse que já pagou R$ 55 milhões deste montante, e que recorre do restante do valor. A Enel afirmou também que cumpre integralmente o contrato.

Nos últimos meses, a Enel também tem sido alvo de críticas de Nunes. Em março, ele enviou representações ao TCU (Tribunal de Contas da União) e à Aneel para pedir a rescisão do contrato.

"É uma medida acertada, porém demorada. Chegou o momento do governo federal entender toda a problemática e todo sofrimento das pessoas que são clientes da Enel na cidade de São Paulo. É perceptível que a Enel não tem condições para tocar esse processo, falta investimento", disse o emedebista nesta segunda.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.