Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Congresso Nacional MST

Ofensiva contra MST da Câmara ainda não encontra eco no Senado

Avaliação é de que presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) não vai acelerar tramitação caso propostas sejam aprovadas por deputados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A ofensiva contra o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e no plenário da Câmara ainda não encontra eco no Senado, onde a tramitação das propostas deve ser mais lenta que o ritmo imposto pelos deputados.

Sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 40 anos do MST
Sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 40 anos do MST - Pedro Ladeira/Folhapress

Interlocutores do presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) avaliam que ele deve manter o padrão adotado em situações em que a Câmara aprovou de forma açodada textos controversos, como o licenciamento ambiental, a regularização fundiária e o que flexibiliza o uso de agrotóxicos.

O senador enviou os textos para comissões para que fossem debatidos com calma.

Na última terça-feira (16), os deputados aprovaram requerimento para acelerar a tramitação de um texto que prevê punições a ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas no país.

Já a CCJ começou a discutir proposta que permite que donos de propriedades possam solicitar força policial para retirada de invasores, independentemente de ordem judicial.

Presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), o deputado Pedro Lupion (PP-PR) avalia que as pautas terão mais dificuldade no Senado. "O Senado tem outro ritmo. Inclusive tem na pauta lá projetos que completamente travados, com relatores completamente contrários. São temas que a gente vai ter que avançar de outras maneiras, usando o regimento, claro, mas buscar outras alternativas para que eles avancem."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.