Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PRTB troca padre Kelmon por coach Pablo Marçal para disputar Prefeitura de SP

Presidente do partido diz que empreendedorismo deve ser o mote da pré-campanha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O PRTB decidiu lançar o coach Pablo Marçal como pré-candidato à Prefeitura de São Paulo. O anúncio deve ser feito até a próxima semana, afirma Leonardo Araújo, presidente nacional do partido.

Mais conhecido como Leonardo Avalanche, ele está à frente da sigla desde o fim de fevereiro, após vencer eleição na legenda fundada e presidida por Levy Fidelix.

O PRTB vive disputa interna entre suas alas desde 2021, ano em que morreu Fidelix, que envolveu inclusive a decretação de intervenção judicial por Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), em dezembro do ano passado.

Araújo afirma que Marçal filou-se ao partido antes do fechamento da janela partidária, no sábado (6), e que a pré-campanha terá como motes o empreendedorismo, o resgate de valores da "política séria" e a inclusão social.

O coach Pablo Marçal, que será lançado pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PRTB
O coach Pablo Marçal, que será lançado pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PRTB - Reprodução/@PabloMarcall no Facebook

Sobre o padre Kelmon, que no começo de março se filiou ao PRTB e anunciou pré-candidatura a prefeito, Araújo diz que essa aliança foi costurada pela gestão anterior e que posteriormente a executiva da legenda em São Paulo avaliou que Marçal seria um nome mais adequado para a eleição de 2024.

Marçal é formado em direito e se apresenta nas redes sociais como investidor e escritor —ele tem 7,6 milhões de seguidores somente no Instagram.

Em maio de 2022, Marçal se lançou pré-candidato à Presidência da República pelo Pros, mas seu partido cassou o registro da candidatura para apoiar Lula (PT).

Ele então passou a apoiar Jair Bolsonaro (PL) e se lançou a deputado federal, tendo obtido 243 mil votos. Em outubro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indeferiu o registro de candidatura.

Marçal se notabilizou em janeiro de 2022 por ter liderado uma expedição por uma área montanhosa em São Paulo, a 2.420 metros acima do mar, como parte de seu programa de coaching motivacional. Depois de enfrentarem chuvas e ventos fortes, os envolvidos tiveram que ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros.

Ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal em julho de 2023, sob suspeita de crimes eleitorais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.