Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Chuvas no Sul

Comissão do Senado marca votação de projeto que cria política de gestão de desastres

Texto, de autoria do senador Marcos Pontes (PL-SP), defende que governo se concentre em evitar a instalação de riscos e em reduzir os já existentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado incluiu na pauta desta terça-feira (7) um projeto que cria a política nacional de gestão de risco de desastres, que tem como objetivo reduzir a possibilidade de um evento adverso se transformar em uma tragédia, em meio às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

Avião cargueiro em área inundada no aeroporto de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul
Avião cargueiro em área inundada no aeroporto de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul - Diego Vara/Reuters

O texto é de autoria do senador Marcos Pontes (PL-SP) e foi incluído na pauta pelo presidente da comissão, Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

Na justificativa, Pontes afirma que, para minimizar as consequências dos desastres, é preciso atuar tanto na redução do risco dessas tragédias quanto na diminuição da vulnerabilidade de pessoas e patrimônio, ou seja, no impacto de eventos adversos sobre as áreas atingidas.

"Tal articulação se mostra ainda mais necessária diante das mudanças climáticas, que têm sido responsável pela ocorrência de eventos climáticos extremos mais frequentes e intensos em todo o globo", escreve Pontes.

A política proposta pelo senador prevê, entre outros pontos, abordagem sistêmica nas ações de gestão integral de risco de desastres que considere as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública.

Também propõe a cooperação entre as diferentes esferas do poder público, o setor empresarial e os demais segmentos da sociedade na prevenção e na redução de riscos de desastres.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.