Painel

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu chuva Chuvas no Sul

Frente de Prefeitos quer lei para que uma cidade possa doar dinheiro para outra

Ideia foi levantada em reunião que debateu formas de ajudar municípios afetados pelas enchentes no RS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) vai pedir aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que acelerem a tramitação de projetos que permitam doações em dinheiro de uma prefeitura para outra.

Equipe de salvamento usa barco para resgatar afetados pela enchente em Porto Alegre - Carlos Fabal/AFP

A decisão foi tomada em reunião nesta segunda-feira (6) feita pela entidade, que reúne os prefeitos de capitais e cidades grandes do país. A discussão ocorreu acerca de maneiras de ajudar as cidades gaúchas afetadas pela tragédia das chuvas.

Uma audiência com Lira e Pacheco já foi pedida e a expectativa da FNP é que ocorra até o início da semana que vem.

"Vamos pedir aos presidentes das duas Casas que acelerem a tramitação de projetos de lei que possam permitir, por exemplo, a doação em dinheiro entre entes federados. Hoje, não há previsão legal, a insegurança jurídica é muito grande. Vários prefeitos manifestaram que até gostariam de fazer uma doação aos municípios de recursos orçamentários, mas como fazê-lo?", afirmou Gilberto Perre, secretário-executivo da FNP.

Também foi defendida na reunião que haja emendas orçamentárias carimbadas para adaptação de mudanças climáticas. Para isso, há uma emenda tramitando no Congresso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.