Painel

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Governo Lula

Comissão de Mortos espera presença de Lula em solenidade de retomada de atividades

Presidente demorou um ano e sete meses para recriar colegiado, em meio a receio de gerar desgaste com militares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Integrantes da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos esperam a presença do presidente Lula (PT) em solenidade para marcar o reinício das atividades do colegiado, que demorou um ano e sete meses para ser reinstalado pelo petista.

Lula segura folhas de papel em frente a um fundo estampado
Presidente Lula em reunião com lideranças e movimentos sociais no Armazém do Campo, em São Paulo - Rafaela Araújo/Folhapress

A presidente da comissão, procuradora da República Eugênia Augusta Gonzaga, disse, em nota enviada nesta sexta-feira (19), que é do desejo do colegiado que "o reinício de atividades ocorra em solenidade que possa ser prestigiada pela presença das mais altas autoridades da República".

Integrantes da comissão traduziram o desejo, endereçando-o ao chefe do Executivo.

Na nota, ela também disse que a comissão já está se reunindo virtualmente e que, em conjunto com a equipe do Ministério dos Direitos Humanos, prepara a documentação necessária para a retomada dos trabalhos, como regimentos e resoluções.

A expectativa é que a recriação ocorra só a partir de agosto. Participantes da comissão afirmam que a presença de Lula é esperada não só pelos integrantes, mas também pela sociedade civil.

O presidente anunciou a recriação da comissão, promessa de campanha, em 4 de julho, em meio a cobranças de familiares de vítimas da ditadura militar (1964-85).

Também integram a comissão a professora universitária Maria Cecília Oliveira Adão, representante indicada pela sociedade civil, a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) e Rafaelo Abritta, representante do Ministério da Defesa –que é civil, e não militar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.