Painel

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Cúpula da Fundação FHC integra conselho da campanha de Tabata

Datena se queixou de falta de apoio de tucanos à sua pré-candidatura pelo PSDB em SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente do conselho curador da Fundação FHC, Celso Lafer, e o diretor-geral, Sergio Fausto, são membros do conselho estratégico montado pela deputada federal Tabata Amaral (PSB) para auxiliá-la na condução da campanha para a Prefeitura de São Paulo e aproximá-la de setores diversos da sociedade.

A fundação se define como apartidária, mas é frequentemente associada ao PSDB devido à sua origem, criada por Fernando Henrique Cardoso em 2004, e pela participação de alguns de seus membros em gestões tucanas.

Ela possui um acervo formado por documentos do ex-presidente e da ex-primeira-dama e antropóloga Ruth Cardoso (1930-2008) e promove debates a respeito de temas como democracia, educação e políticas para o desenvolvimento.

Um homem com cabelo e barba brancos, usando óculos com armação clara. Ele está vestido com um paletó escuro e uma gravata listrada. Ao fundo, há uma parede decorada com um padrão arquitetônico detalhado.
Ex-chanceler Celso Lafer durante lançamento de livro na Faculdade de Direito da USP - Mathilde Missioneiro-18.dez.2023/Folhapress

Em São Paulo, o PSDB apresentou como pré-candidato José Luiz Datena, que se queixa de falta de apoio de tucanos à sua pré-candidatura.

Desde que o apresentador foi anunciado, diferentes alas do partido rejeitaram a escolha e manifestaram apoio a concorrentes.

O ex-ministro Aloysio Nunes Ferreira, por exemplo, pediu desfiliação da legenda no dia do lançamento da pré-candidatura e disse que Datena não tem condições de representar o PSDB.

Fernando Henrique Cardoso, por sua vez, decidiu manter seu voto em sigilo na eleição municipal deste ano, mostrou reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Em 2020, ele votou acompanhado do então prefeito Bruno Covas (PSDB).

Em sua participação na sabatina Folha/UOL, Datena respondeu o nome do ex-presidente tucano quando perguntado a respeito de um político brasileiro que o inspira.

Em entrevista à Folha, o apresentador se queixou de "tiros" que leva "dentro do partido", disse que está sendo "sacaneado" e não descartou desistir mais uma vez da pré-candidatura. Ele tem repetido nos últimos dias, no entanto, que será, sim, candidato.

Além do ex-chanceler Celso Lafer e do cientista político Sergio Fausto, o conselho estratégico de Tabata é formado por figuras como o apresentador Luciano Huck, o economista Armínio Fraga, o ex-secretário Gabriel Chalita, o produtor KondZilla, a editora Marisa Moreira Salles, entre outros.

Um homem de cabelo grisalho e vestindo uma jaqueta marrom está falando em um evento ao ar livre. Ele parece estar expressando uma opinião ou fazendo um discurso. Ao fundo, um homem com barba está segurando um celular, possivelmente gravando ou tirando uma foto.
O pré-candidato José Luiz Datena (PSDB) durante entrevista à Folha - Karime Xavier-22.jul.2024/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.