Painel

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Deputado encomenda estudo para medir eficiência de emendas parlamentares

Bandeira de Mello (PSB-RJ) quer que informações sirvam de subsídios na formulação de políticas para reduzir o custo Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado federal Eduardo Bandeira de Mello (PSB-RJ), ex-presidente do Flamengo, encomendou um estudo sobre a eficiência alocativa das emendas parlamentares que deve ficar pronto em 2025 e deve servir de base para subsidiar a elaboração de políticas voltadas a reduzir o custo Brasil.

O estudo será elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e vai fazer a análise da alocação dos recursos a partir de 2015. Também serão feitas análises dos gastos públicos derivados dessas emendas em políticas de saúde, educação e programas de geração de emprego e renda.

0
Foto de 2021 mostra trecho de obra em Arapiraca (AL), cidade campeã de emendas parlamentares em 2021 - Zanone Fraissat/Folhapress

A ideia é que as informações sirvam de subsídio ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e ao Congresso para a formulação e execução de políticas para melhorar o ambiente de negócios e reduzir o custo Brasil.

"É inaceitável uma execução orçamentária ineficiente, que tanto prejudica a efetividade das políticas públicas e a confiança da população em nos representantes e nas instituições democráticas", afirma Bandeira de Mello.

"A encomenda deste estudo visa assegurar maior transparência e eficácia das emendas parlamentares, garantindo que os recursos públicos sejam alocados de maneira justa e produtiva. Precisamos reformular nossos métodos para que cada real gasto traga benefícios reais à saúde, educação e à geração de emprego e renda."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.