Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Entidade critica prazo maior para repasse de recursos a candidaturas de mulheres e negros

TSE e partidos negociaram prorrogação até 8 de setembro do prazo para que esses candidatos recebam dinheiro para suas campanhas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O movimento Mulheres Negras Decidem criticou, em nota, a negociação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com partidos políticos para estender de 30 de agosto para 8 de setembro o prazo para que mulheres e pessoas negras recebam repasse de recursos das legendas a suas candidaturas.

Na avaliação da entidade, a postura dos partidos de prorrogar a distribuição do recurso "é extremamente desrespeitosa, e privilegia apenas candidaturas de quem já está em mandato e que possuem uma estrutura mínima para poder rodar a campanha."

Prédio do Tribunal Superior Eleitoral - Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

"Ou seja, existe uma evidente tentativa de embargar aquelas pessoas que estão em sua primeira tentativa de ocupação da política institucional, muitas delas pessoas negras, que terão menos de um mês para impulsionar suas campanhas", critica.

O movimento critica a falta de planejamento prévio de partidos em relação à distribuição desses recursos. "Os partidos não conseguem contabilizar a quantidade de mulheres e pessoas negras em suas chapas nos municípios? Ou temos aqui o interesse em retardar o avanço da participação de mulheres negras na política institucional e, assim, a Justiça Social uma vez que mulheres negras são majoritárias?", questiona.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.