Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Aliados de Elmar criticam 'precipitação' de Lira ao confirmar Motta

Parlamentares ligados ao líder do União Brasil avaliam que anúncio já estava 'precificado' e ressaltam que participantes de almoço não necessariamente endossam deputado do Republicanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Aliados do líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), dizem que a confirmação de Hugo Motta (Republicanos-PB) como candidato de Arthur Lira (PP-AL) à sua sucessão foi um ato precipitado do presidente da Câmara.

Hugo Motta se reúne com Arthur Lira e líderes da Câmara
Hugo Motta se reúne com Arthur Lira (PP-AL) e líderes da Câmara - Arquivo pessoal

O anúncio foi feito em um almoço de comemoração do aniversário de Motta, nesta quarta-feira (11), que reuniu líderes de PT, PL, PC do B, PV, Podemos, PP e MDB. Caso a reunião fosse efetivamente para formalizar apoio ao líder do Republicanos, ele contaria com 325 votos.

No entanto, como ressalta um aliado de Elmar, a foto não significa endosso dos partidos à candidatura de Motta. Ele lembra que o próprio líder do PT, Odair Cunha (MG), informou em uma rede social que consultaria a bancada do partido sobre o nome do deputado do Republicanos. Um líder que participou do almoço diz que a participação dos deputados foi um gesto a Motta por seu aniversário, mas reconhece que a presença não deixa de ter uma conotação política.

A avaliação de que Lira se precipitou se ancora no fato de que ainda faltam cerca de cinco meses para a eleição para a Presidência da Câmara e que "muita coisa pode mudar até lá".

Apesar disso, a confirmação já estava "precificada", afirma um interlocutor de Elmar, após a reviravolta na semana passada com a desistência do presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP).

Segundo esse parlamentar, tanto Elmar quanto o líder do PSD na Câmara, Antonio Brito (BA), continuam conversando com PT, PC do B, MDB e outros partidos na tentativa de atrai-los para sua aliança.

Uma ala do PSD, no entanto, avalia que o partido perde tempo nas negociações —e espaço em uma eventual Mesa Diretora comandada por Hugo Motta— ao insistir em uma aliança com Elmar. Segundo um parlamentar do partido, o líder do Republicanos teria cerca de dez votos na bancada liderada por Brito.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.