Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

ONG de defesa do consumidor questiona coleta de biometria de cliente em farmácia

Idec enviou notificação extrajudicial à Raia Drogasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) enviou uma notificação extrajudicial à rede de farmácias Raia Drogasil nesta quarta (23) questionando a coleta da impressão digital dos clientes. Segundo a entidade, a prática envolve o uso de dados sensíveis sem justificativa plausível e representa risco ao consumidor.

A ONG diz que, para solicitar a biometria, a farmácia deve atender princípios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e não pode pressionar o cliente a fornecer o dado.

A Raia Drogasil diz que coleta a biometria para registrar preferências em programas de fidelidade e para identificar quem tem cartão de benefícios da farmácia, mas não é uma condicionante para obter descontos em produtos.

Segundo a empresa, o cliente não é obrigado a fornecer o dado e pode escolher outras formas de se identificar. A empresa afirma que os dados biométricos não são utilizados para outras finalidades, nem comercializados ou fornecidos a terceiros.

A rede afirma que a coleta está amparada em artigo da LGPD que diz que o uso da biometria garante prevenção à fraude e à segurança do titular, no processo de identificação e autenticação do cliente em serviços de saúde e farmacêuticos.

Procurada pelo Painel S.A., a Raia Drogasil diz que prestará todas as informações ao Idec, “pois está adequada aos princípios legais estipulados pela LGPD, tendo compromisso com a privacidade de seus clientes e a transparência em seus negócios”.


com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.