Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Burger King ironiza aromatizante em sanduíche e dona de Sazón reclama ao Conar

Debate sobre aditivos, que ganhou destaque nesta semana com McDonald's, já vinha em alta no setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O uso de aromatizantes e outros aditivos no cardápio do fast food, que fez barulho nesta semana com o sanduíche de picanha sem picanha do McDonald's é um assunto que já vinha em alta no setor nas últimas semanas.

O concorrente Burger King, em uma de suas campanhas publicitárias, recentemente, ironizou o uso do glutamato monossódico pela indústria alimentícia. Mas a Ajinomoto, dona do Sazón, foi reclamar no Conar (conselho de autorregulamentação publicitária).

Por fim, a reunião do Conar da semana passada recomendou alteração da campanha do Burger King que leva o mote: "se ninguém quer que adicione corante, conservante ou aromatizante, por que tem gente que insiste em usá-los?".

O próprio Burger King tem também um hambúrguer com aroma de costela, o Whopper Costela.

Imagem mostra hambúguer, fritas e refrigerante
Combo de hambúrguer, fritas e refrigerante do Burger King - Justin Sullivan/ Getty Images/ AFP

Segundo o Burger King, o produto não tem corantes, conservantes e aromatizantes artificiais. O aroma é natural. A empresa diz que "sempre comunicou com clareza em todos os seus materiais a composição do hambúrguer, produzido à base de carne de porco (paleta suína) e com sabor de costela".

A rede afirma, ainda, que todas as informações sobre a composição do hambúrguer estão disponíveis aos consumidores nas peças publicitárias e cardápios.

A advogada da ONG de defesa do consumidor Idec Mariana Gondo diz que o Código de Defesa do Consumidor garante o direito à informação, que deve ser clara, adequada e ostensiva.

"Se existe a possibilidade do erro, justamente porque a empresa insiste em destacar o que o produto não tem, podemos falar que estamos diante de uma publicidade enganosa. Estamos falando do nome do sanduíche", diz.

Nesta semana, o McDonald’s foi notificado pelo Ministério da Justiça após confirmar publicamente que seu novo McPicanha não é feito com picanha, mas com um molho aromatizado. A rede chegou a suspender a venda do hambúrguer, mas disse nesta sexta-feira (29) que o produto vai voltar ao cardápio com novo nome.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.