Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

7 de Setembro bolsonarista ainda não aquece demanda por viagem

Empresas do setor dizem que feriado no meio da semana atrapalha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios com a presença de Jair Bolsonaro (PL) ainda não começou a estimular a demanda por passagens de ônibus para Brasília.

Segundo o ClickBus, marketplace de venda de passagens rodoviárias, a capital federal aparece somente no sexto lugar dos destinos mais procurados para a data. Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba estão na frente.

A plataforma ressalva que o comportamento de compra no setor rodoviário pode esquentar na véspera.

Imagem mostra Bolsonaro acenando no meio de apoiadores.
O presidente Jair Bolsonaro acena em ato na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), no 1º de Maio - Antonio Molina - 1.mai.22/Folhapress

Entre as cinco rotas mais buscadas na Buser para o feriado da Independência, nenhuma inclui Brasília como destino. A empresa diz que, por ser um feriado no meio da semana, o volume de viagens não tende a ser tão alto quanto em outros feriadões.

Até esta segunda (29), a Buser tinha mais de 17 mil reservas realizadas para todos os destinos para o 7 de Setembro, considerando viagens de ida e volta, ou seja, de 6 a 8 de setembro. No ano passado, quando o feriado caiu na terça-feira, a startup falava em expectativa de 100 mil passageiros na data.

"Esse feriado ser na quarta-feira reduz absurdamente nossa expectativa quanto ao aumento de demanda. Uma coisa é um feriado na terça, porque você emenda segunda e tem uma alta de demanda, independente de manifestação, para interior, litoral", afirma Letícia Pineschi, da Abrati (associação das empresas de transportes de passageiros).

Com a previsão de manifestações em apoio a Bolsonaro em Brasília, a expectativa entre apoiadores é a de que o presidente fale em um carro de som antes de viajar ao Rio de Janeiro.

Na capital fluminense, ele deve participar de manifestação favorável ao governo em Copacabana, onde as Forças Armadas devem realizar exibições da Marinha e da Força Aérea.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.