Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu transição de governo

Por PEC da Transição, evangélicos querem indicado na Anatel

Advogado indicado por pastor para ocupar vaga na agência nunca atuou no setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Para obter votos da bancada evangélica em troca da aprovação da PEC da Transição, que concede licença para o novo governo gastar acima do teto com programas assistenciais, a equipe de Lula ainda está fazendo vistas grossas à indicação do advogado Alexandre Freire para ocupar uma vaga de conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Freire nunca atuou na área de telecomunicações e, segundo técnicos da agência, foi indicado pelo deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), pastor da Assembleia de Deus do Brás–Ministério de Madureira e que preside a Frente Parlamentar Evangélica da Câmara.

O presidente Jair Bolsonaro com o líder da bancada evangélica, deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), na motociata Acelera para Cristo - 17.jun.2021-Divulgação

No ano passado, o parlamentar participou de uma motociata, na garupa do presidente Jair Bolsonaro (PL). Madureira chegou a discursar no Palácio do Planalto, ao lado de Bolsonaro e do ministro das Comunicações, agradecendo a sanção de um projeto de lei que favoreceu canais religiosos.

Segundo congressistas e técnicos do Ministério das Comunicações e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o religioso atuou diretamente pela aprovação da lei.
A lei sancionada, de autoria do próprio deputado, obrigou as operadoras de telefonia carregarem canais religiosos em seus pacotes de TV paga.

Neste ano, o Congresso aprovou outra medida, garantido que canais antigos de TV paga transmitidos por UHF possam ser regularizados como canais da TV paga.

O grupo do missionário R.R. Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus, foi um dos principais interessados na nova lei. R.R. Soares, um atuante cabo eleitoral de Bolsonaro, detém 4 dos 22 canais beneficiados pela sanção da nova lei. A regra também beneficiou empresas ligadas a radiodifusores, como a Band.

Os técnicos da agência e do Ministério afirmam que, com os novos canais garantidos pela legislação, as emissoras dos religiosos podem negociar mais publicidade e, eventualmente, comercializar até os próprios canais por valores mais elevados.

Procurado, o deputado Cezinha de Madureira não respondeu até a publicação desta nota. O Painel S.A. ainda não conseguiu contato com o advogado Alexandre Freire.

Julio Wiziack (interino) com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.