Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Advogados públicos criticam acordo do Carf e dizem que viola honorário

Associação pediu ingresso na ação que tramita no STF e discute voto de qualidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Anafe (Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais) encaminhou ao STF na sexta-feira (17) um pedido para ingressar, como interessada, na ação movida pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) sobre o voto de qualidade no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).

O governo discute um acordo que poderá encerrar a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) levada pela OAB. No pedido para ingresso como amicus curiae, a Anafe critica o acordo que vem sendo costurado entre o governo e grandes empresas.

O acordo prevê que, nos casos de julgamento favorável à Fazenda Nacional concluídos pelo voto de qualidade, os juros serão excluídos e não haverá encargo, o que incomodou os advogados públicos.

Segundo a Anafe, a proposta ignora previsão legal de que parte do encargo pertence aos advogados públicos federais em honorário advocatícios. A entidade também defende que a alteração poderá estimular a litigância no Carf por contribuintes em busca de benefícios especiais.

Receita Federal
Fachada do prédio da Superintendência da Receita Federal em Brasília - Antonio Molina - 04.jan.22/Folhapress

Joana Cunha com Fernanda Brigatti

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.