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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

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Gol e Latam querem mudar reforma tributária por beneficiar Azul

Aéreas afirmam que ajuda à aviação regional, onde Azul é forte, vai criar subsídio cruzado e distorcer competição no setor

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Brasília

Gol e Latam já preparam estudos e pareceres para brigar no Senado contra um benefício da reforma tributária que, ao final, afirmam, só beneficiará a Azul.

Na proposta aprovada pela Câmara e que agora será revista pelo Senado, somente a aviação regional desfruta de alíquota diferenciada. O restante do setor ficará com a alíquota cheia (25%).

Avião da Azul em aeroporto de Ribeirão Preto (SP); empresa espera plano de aviação regional - 06.mai.2014-Edson Silva/Folhapress

Para ambas, que operam com modelos padrões de aeronave, difíceis de voarem para lugares e pistas menores típicas das rotas regionais, como faz a Azul com seus modelos de menor porte da Embraer, haverá abertura para subsídio cruzado.

Isso significa que consideram a possibilidade de que a concorrente se aproveite de ganhos da operação regional para baixar preços de passagens em rotas altamente competitivas, especialmente em Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).

Representantes das empresas já avaliam a possibilidade de recorrer ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) caso a reforma passe desse jeito. Para elas, o benefício vai criar uma concorrência desleal.

Com Diego Felix

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