Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus PGR

Subprocurador critica J&F por usar Justiça em "aventura"

Antonio Carlos Martins Soares diz que os Batista tentam anular decisão judicial para obter vantagens indevidas em disputa pelo controle da Eldorado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O subprocurador-geral da República, Antonio Carlos Martins Soares, disse que as manobras judiciais da J&F, dos irmãos Batista, contra a Paper Excellence buscam "limar o sistema jurídico processual" para obter vantagens indevidas. Ambas as empresas disputam o controle da Eldorado Celulose.

Fábrica da Eldorado em Três Lagoas (Mato Grosso do Sul); controle é disputado entre J&F e Paper Excellence
Fábrica da Eldorado em Três Lagoas (Mato Grosso do Sul); controle é disputado entre J&F e Paper Excellence - Divulgação

No fim de janeiro, a holding dos Batista obteve do STJ (Superior Tribunal de Justiça) uma decisão favorável que suspendeu um julgamento no TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

À época, a J&F alegou que a juíza da primeira instância não poderia ter dado sentença, porque havia uma discussão sobre quem tinha a competência para decidir o caso na Justiça.

Em seu parecer, o subprocurador Antonio Carlos Martins Soares afirma que, para a J&F, o direito à defesa se transformou em uma "aventura jurídica desencadeada com o propósito de limar o sistema jurídico processual".

"A circunstância verificada neste recurso especial evidencia, mais uma vez, a insana resistência da parte que não se contenta com os meios e recursos previstos na lei processual para a defesa dos seus interesses, insistindo no emprego de manobras e vias transversas para obter vantagem processual indevida", escreveu o subprocurador.

Na sua avaliação, Soares disse que o STJ tem se posicionado de forma a evitar manobras processuais, "lesivas ao postulado da boa-fé, à celeridade e a todos os princípios basilares do direito processual pátrio".

Sócia da Eldorado, empresa controlada pela J&F, a Paper comprou o controle da empresa de celulose em 2017 por R$ 15 bilhões, mas não recebeu as ações por uma série de contestações judiciais.

Procurada, a J&F disse que "confia que o STJ confirmará um fato lógico e objetivo: a juíza proferiu a sentença de primeiro grau quando havia uma ordem superior de suspensão de todos os litígios."

A Paper Excellence não quis comentar.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.