Papo de Responsa

Espaço de debate para temas emergentes da agenda socioambiental

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Papo de Responsa
Descrição de chapéu câncer medicina

Empresas têm a responsabilidade de incentivar ações de impacto coletivo

Evento da Abrale e da Abrasta trouxe depoimento de pacientes que tiveram câncer e evidenciou importância do apoio à causa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Catherine Moura

Médica sanitarista e CEO da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale)

No dia 10 de abril, realizamos o tradicional evento anual de reconhecimento aos parceiros da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e da Abrasta (Associação Brasileira de Talassemia), em São Paulo (SP).

O encontro na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) teve participação de patrocinadores de ambas as organizações. Eles receberam certificados de "apoiador Abrale" e "apoiador Abrasta" como agradecimento por financiarem projetos voltados a pacientes com cânceres do sangue.

Esta foi uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a saúde. Tanto na Abrale quanto na Abrasta, temos a missão de possibilitar acesso equitativo ao diagnóstico e ao tratamento de doenças como leucemia, linfoma, mieloma múltiplo e talassemia, que é um tipo raro de anemia.

Seis pessoas posam para a foto. Uma delas segura um papel.
Abrale e Abrasta concederam certificados a apoiadores de projetos para pacientes com câncer - Divulgação

Somente com um trabalho conjunto e com apoio de parceiros que investem em causas sociais conseguiremos continuar impactando tantas vidas.

Para promover debate sobre responsabilidade empresarial, a cerimônia teve início com uma reflexão sobre ESG na saúde. Além de Thais Itaqui, jornalista ativista em saúde emocional e sustentabilidade humana, recebemos o executivo Marcelo José Gonçalves, presidente da Daiichi Sankyo Brasil.

Traduzida para o português como "governança ambiental, social e corporativa", a sigla ESG se refere a um conjunto de padrões e boas práticas que contribuem para um desenvolvimento econômico sustentável mais atraente aos olhos de investidores e mais coerente com expectativas da sociedade atual.

No passado, o desenvolvimento de mercado tinha foco na questão econômica e na minimização de impactos negativos das operações comerciais —isso mudou. Hoje, organizações se apropriam das questões de sustentabilidade, incluindo a tríade ESG.

É um compromisso interno, com colaboradores, e externo, na comunidade local e na sociedade. Trata-se, ainda, de um valor que qualifica a reputação e a responsabilidade empresarial.

No setor da saúde, que já vivencia o "S" do social, são muitos os desafios, mas há, também, oportunidades. Empresas têm a responsabilidade de incentivar ações de impacto coletivo, gerar valor para o ecossistema onde produzem e prestar serviços.

ESG é fundamental para um desenvolvimento econômico, social e empresarial mais sustentável. Organizações sociais podem impulsionar o tema e promover mudanças.

Durante o evento de reconhecimento aos parceiros, fizemos questão de dar voz a pacientes que têm grande conexão com a causa e utilizaram os serviços gratuitos das entidades.

Estavam presentes Heitor William, paciente de leucemia aguda e membro do comitê de pacientes da Abrale; Janaína Gioseffi, portadora de talassemia e pesquisadora na Abrasta e na Abrale; Itaciara Monteiro, paciente de leucemia mieloide crônica e coordenadora de qualidade de experiência do paciente Abrale; e Elisângela Pauli Tebet, portadora de talassemia e executiva da Abrasta.

Eles contaram suas jornadas e falaram sobre o impacto do apoio social e como atuam para ajudar outros pacientes que precisam de acolhimento e suporte.

Além disso, como na Abrale e na Abrasta prezamos pela transparência de nosso trabalho e dos impactos sociais gerados, apresentamos, durante o evento, resultados de todas as atividades que realizamos em 2023, divididas em quatro pilares de atuação: apoio ao paciente, educação e informação, políticas públicas e advocacy, além de pesquisa e monitoramento de dados.

No Brasil, ainda estamos evoluindo no apoio a causas sociais e na redução de desigualdades na área da saúde. Porém, com simples ações, mais investimentos e solidariedade social vamos, aos poucos, construindo um país mais consciente, inclusivo, responsável e equânime.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.