Paul Krugman

Prêmio Nobel de Economia, colunista do jornal The New York Times.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Paul Krugman
Descrição de chapéu The New York Times

O retorno do zumbi dos valores familiares

Crianças precisam de ajuda de verdade, e não de uma retórica vazia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

The New York Times

Por algumas poucas semanas, em 1992, a política nos Estados Unidos teve como foco os “valores familiares”.

O presidente George Bush pai estava enfrentando problemas em sua campanha de reeleição devido a uma economia fraca e à desigualdade crescente. Por isso, seu vice-presidente, Dan Quayle, tentou mudar de assunto atacando Murphy Brown, uma personagem em uma série de humor na TV, que decide ter um bebê apesar de não ser casada.

O incidente me veio à memória quando li sobre declarações recentes de J.D. Vance, autor de “Hillbilly Elegy” e agora candidato republicano ao Senado pelo Ohio.

Vance apontou que alguns democratas proeminentes não têm filhos, e atacou a “esquerda sem filhos”. Também elogiou as políticas do líder húngaro Viktor Orban, cujo governo subsidia casais que têm filhos, e perguntou: “Por que não podemos fazer isso aqui?”

Como apontou Dave Weigel, do The Washington Post, que estava lá, foi estranho que Vance não tivesse mencionado o crédito fiscal aprovado recentemente por Joe Biden para as famílias, que fará enorme diferença para as muitas famílias pobres que têm filhos.

Também foi interessante que Vance tenha elogiado a Hungria em lugar de outros países europeus que adotaram políticas fortes de promoção da natalidade. A França, especialmente, oferece grandes incentivos a famílias com filhos e tem um dos maiores índices de natalidade entre os países avançados.

Assim, por que Vance decidiu selecionar para elogio um governo repressivo e autocrático com forte inclinação ao nacionalismo branco? A pergunta é retórica.

Tampouco consigo resistir a mencionar que, quando tuitei sobre algumas dessas questões algumas semanas atrás, em um final de semana, concentrando minhas afirmações na debilidade dos argumentos econômicos em favor de políticas de incentivo à natalidade, a resposta madura e ponderada de Vance foi me chamar de “uma velha dos gatos esquisita”.

Mas existe um aspecto mais importante nisso. A questão toda do foco em “valores de família” —em oposição a políticas concretas que ajudem as famílias— terminou por se provar um épico fiasco intelectual.

É claro que Dan Quayle não era intelectual. Mas sua ofensiva quanto ao seriado aconteceu em meio a uma argumentação sustentada, da parte de pensadores conservadores como Gertrude Himmelfarb, de que o declínio nos valores tradicionais, especialmente as estruturas familiares tradicionais, era o presságio de um colapso social generalizado.

O fim das virtudes vitorianas, muita gente argumentava, conduziria a um futuro de crime e caos desenfreados.A sociedade, no entanto, se recusou a entrar em colapso.

É verdade que a proporção de mães solteiras começou a crescer. Falarei mais sobre isso adiante. Mas o pico da ansiedade quanto aos valores de família por acaso coincidiu com o início de uma queda imensa no número de crimes violentos.

As grandes cidades, especialmente, se tornaram muitíssimo mais seguras. Por volta da década de 2010, o número de homicídios em Nova York tinha caído de volta ao nível da década de 1950. E já que alguém com certeza mencionará o fato, sim, durante a pandemia o número de homicídios cresceu —mas não o de crimes em geral.

Ninguém sabe o motivo exato, da mesma forma que ninguém sabe com certeza por que o número de crimes caiu, inicialmente. Mas vale a pena apontar, no entanto, que outros aspectos da sociedade também se desordenaram durante a pandemia.

Por exemplo, houve um salto no número de mortes em acidentes de trânsito, mesmo que a quilometragem percorrida pelos veículos do país tenha caído muito. Presumivelmente, o isolamento forçado causa sérios danos sociais, mas isso nada tem a ver com valores familiares.

Também vale a pena notar que o declínio das famílias tradicionais é ainda mais pronunciado em alguns países europeus do que é aqui. A França, como eu disse, conseguiu promover uma natalidade alta, mas a maioria das crianças nascidas são filhas de mães solteiras.

Como nos Estados Unidos, porém, existe pouca indicação de caos social: o índice de homicídios na França é de menos de um sétimo do americano.

É claro que nem tudo foi bem para a sociedade dos Estados Unidos. Tivemos um crescimento alarmante no número de mortes por desespero, ou seja, mortes causadas por suicídio e abuso de álcool e drogas. Mas é difícil argumentar que essa alta reflete o declínio dos valores tradicionalistas.

Na verdade, se compararmos a situação em base estadual, dos dez estados que exibem resultados mais altos em um dos indicadores de valores tradicionais, a religiosidade, sete têm número de mortes por desespero superior à média.

Isso quase certamente é um caso de correlação e não de nexo causal. Reflete a concentração do desespero em áreas rurais e pequenas cidades nas quais as oportunidades desapareceram quando o centro de gravidade da economia se deslocou para áreas metropolitanas, onde os níveis educacionais são mais elevados.

O que me conduz ao meu argumento final: quando políticos bradam sobre valores, ou atacam as escolhas pessoais alheias, isso em geral é um sinal de que não podem ou não querem propor políticas que de fato melhorariam a vida dos americanos.

O fato é que existem muitas coisas que podemos e deveríamos fazer para tornar a nossa sociedade melhor. Fazer mais para ajudar as famílias que têm filhos —com assistência financeira, serviços de saúde melhores e acesso a creches— está no topo da lista ou perto dele. E o objetivo, aliás, não é encorajar as pessoas a terem mais filhos —essa decisão cabe a elas—, e sim melhorar a vida das crianças, para que ao crescer se tornem adultos mais saudáveis e produtivos.

Por outro lado, gritar com membros da elite sobre as decisões deles quanto a suas vidas pessoais não está na lista de jeito algum. E quando isso é tudo que um político faz, é um sinal de falência intelectual, e talvez moral.

Traduzido originalmente do inglês por Paulo Migliacci

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.