PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Meninos vencem jogos e podem ganhar campeonatos

Jovens comandam São Paulo em vitória no Paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há uma antiga lei aplicada a ferro e fogo por técnicos conservadores: "Meninos ganham jogos, homens ganham campeonatos." Quer dizer que times de garotos têm entusiasmo, ajudam a vencer partidas sem importância, às vezes clássicos. Mas para ganhar jogo grande e levantar taças é preciso ter os experientes. 

Há capítulos da história do futebol que indicam que pode ser diferente. Os Meninos da Vila do Santos têm quatro versões. O São Paulo tem a dos Menudos, de 1985.

Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, era diretor das divisões de base, quando o presidente Carlos Miguel Aidar avisou que não poderia contratar porque o dinheiro tinha acabado. Antes de trazer Falcão, o São Paulo promoveu Muller, Silas, juntou-os a Sídney, Márcio Araújo e Nelsinho. Foi campeão paulista com cinco pratas da casa.

Jogadores do São Paulo comemoram gol contra o Ituano, pelo Campeonato Paulista
Jogadores do São Paulo comemoram gol contra o Ituano, pelo Campeonato Paulista - Rodrigo Gazzanel/RM Sports/Agência O Globo

O jogo contra o Ituano começou mostrando a importância dos meninos. Vagner Mancini declarou ter escalado Hudson na lateral direita para anular Martinelli, 17 anos, revelação do Paulista

O Ituano entregou a posse de bola ao São Paulo, marcou atrás do meio-de-campo, mas liberou seus dois pontas como flechas. Morato teve chance de gol e Martinelli entrou em diagonal em lance que Hudson usou o corpo para travá-lo, dentro da área.

O São Paulo trocou mais passes (406), teve mais posse de bola (65%), finalizou mais (21 contra 6). Mas faltava a jogada definitiva. Quem a conseguiu foi um menino. Igor Gomes tem 20 anos, não foi campeão da Copa São Paulo porque estava na campanha fracassada da seleção brasileira no Sul-Americano Sub-20.

Ele recebeu o passe de Reinaldo e finalizou com perfeição. Em seu segundo jogo como titular, Igor fez o que veteranos como Nenê, 37, e Diego Souza, 33, não conseguem. Voltou até a intermediária para combater e chegou à grande área para finalizar.

A jogada do segundo gol foi só de meninos. Antony interceptou a saída do Ituano, serviu Éverton Felipe e Igor Gomes marcou no rebote. Dos três, Éverton Felipe não é prata da casa, mas tem 21 anos.

Os R$ 45 milhões gastos no início do ano eram parte de uma tentativa de fazer o São Paulo brigar em investimentos com o Palmeiras. O Palmeiras não é modelo de sucesso inquestionável no futebol brasileiro e o São Paulo vai conseguir competir em dinheiro. O modelo de sucesso para o São Paulo é muito mais o Grêmio, de revelações e contratações certeiras, do que o do rival alviverde.

A atuação contra o Ituano foi a melhor do São Paulo neste ano. Nem nos 4 a 1 sobre o Mirassol, nem nos 3 a 0 sobre o Novorizontino, nas duas primeiras rodadas, antes da eliminação da Libertadores, o São Paulo chegou a 65% de posse de bola e vinte finalizações. Fez isso contra o Ituano. Ainda não está garantido nas semifinais do Estadual. O risco de eliminação é grande, por ter sofrido o gol de Morato.

Mas a vitória sobre o Ituano indica o caminho. O novo São Paulo, que precisa nascer, precisa ter a rapidez de raciocínio de Antony e Igor Gomes, a capacidade de marcação de Luan e a capacidade de recuperar a bola de Liziero.

Não existe marketing melhor do que ganhar campeonatos. O São Paulo é prova disso, porque vencia títulos com Josué e Mineiro no time e não com Pato e Ganso.

Campinho do pvc 25.03 Ituano
Folhapress
Campinho do pvc 25.03 São paulo
Folhapress

VAR COM CALMA

A briga entre Palmeiras e Federação não pode ser motivo para não dar tempo ao tempo. Se a Federação orientou funcionários a não votar na eleição de Galiotte, nada tem a ver com a arbitragem. Se a bola bateu na barriga ou na mão é importante. Mas tem de haver o entendimento de que erros no VAR acontecem. 

SELEÇÃO EM APUROS

O Brasil fez sete partidas depois da Copa. Ganhou seis, empatou uma e não jogou bem nenhuma vez. Contra o Panamá, a dificuldade foi vencer a marcação de cinco defensores em linha. Não podia ser. Tem de haver capacidade para infiltrar. Próximo adversário, a República Tcheca levou 5 x 0 da Inglaterra. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.