PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Copa do Brasil

Talento rubro-negro contra organização corintiana

Equilíbrio na partida de ida da Copa do Brasil foi o único consenso entre os treinadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Num tempo em que até o jovem cantor Jão canta "as noites com você são boas, falando mal das mesmas pessoas", o esporte preferido do Brasil agora é desacreditar opiniões, até em assuntos banais.

Pareceu ofensa dizer que Corinthians x Flamengo fizeram duelo equilibrado, com mais ameaças de gol rubro-negras.

Este foi o único consenso entre Dorival Júnior e Vítor Pereira. Ambos consideraram o jogo difícil, igual, equilibrado. Ainda que o Flamengo tenha chutado uma bola na trave e obrigado Cássio a duas grandes defesas contra Gabigol, a oportunidade mais clara foi salva por Thiago Maia, ao travar chute de Yuri Alberto.

Duas das quatro jogadas mais perigosas aconteceram em contra-ataques, a já citada arrancada de Yuri e o desarme de João Gomes no pé de Fagner, consequente passe a Pedro, e deste, a Gabriel. Cássio evitou o gol.

Jogar no Maracanã diante de 70 mil torcedores dá o evidente favoritismo ao Flamengo. Só quatro das 33 atuações sob o comando de Dorival Júnior terminaram sem gol, mas as duas últimas com os titulares das Copas tiveram o apito final com placar zerado.

Internacional e Corinthians frearam Gabriel, Pedro e De Arrascaeta com estilos diferentes e estratégia semelhante. Mano Menezes e Vítor Pereira entenderam que congestionar a faixa central atrapalha o rival, por ter a equipe mais decisiva do país em jogadas pelo meio.

Linha de quatro para proteger Renato Augusto, contra o Flamengo
Linha de quatro para proteger Renato Augusto, contra o Flamengo - Núcleo de Imagem

Trava-se também o corredor de Rodinei e obriga-se o Flamengo a jogar mais à esquerda.

Mesmo assim, uma tabela ou triangulação pode decidir o jogo para o Flamengo, porque o talento é invencível. O que resta a Vítor Pereira é criar obstáculos para o adversário, bem mais talentoso. O técnico corintiano tanto crê nisso que chegou a Goiânia afirmando aos torcedores: "Vamos ganhar esta Copa."

O Corinthians é inferior, mas muito mais organizado do que há seis meses. Seu sistema com três meio-campistas e três atacantes usualmente tem Renato Augusto e Du Queiroz como meias. Contra o Flamengo, Du recuou três passos, para cuidar da marcação por zona de De Arrascaeta e Éverton Ribeiro, junto a Fausto Vera.

"Tem espaço" é outro mantra de Vítor Pereira, repetido na entrevista coletiva depois do empate por 0 x 0, na quarta-feira (12). O Flamengo pratica o jogo mais ofensivo do país e é natural sobrarem espaços atrás, principalmente quando os atacantes não pressionam a saída de jogo.

Onde está o espaço na defesa do Flamengo
Onde está o espaço na defesa do Flamengo - Núcleo de Imagem

João Gomes ajudaria nesse trabalho.

Vidal não tem a pegada. Tem o talento. Quando chegou, estava claro que jogaria poucas vezes e muito bem quando estivesse em campo. Na temporada passada, foi titular da Internazionale só em duas rodadas do Campeonato Italiano e eleito o melhor em campo na vitória sobre o Liverpool, nas oitavas-de-final da Champions League, na Inglaterra.

Os milaneses foram eliminados e os ingleses aplaudiram Vidal. A impecável atuação do meia chileno pode se repetir no Maracanã e empurrar o Flamengo para o troféu, banhado de água benta e regado a sal grosso por Vampeta —até isso ofendeu gente.

Se Vampeta desceu a rampa do Palácio do Planalto rolando diante do presidente da República, não iria aprontar nada em Itaquera?

A pergunta é se o Corinthians aprontará, como em suas três conquistas de Copa do Brasil, todas fora de casa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.