PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

A lista de Tite para a Copa terá vasto cardápio de atacantes

Não há uma geração de craques como Romário ou Ronaldo, mas chances de mudar estilo serão enormes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Martinelli foi titular na vitória do Arsenal sobre o Chelsea, pela rodada deste domingo (6) do Campeonato Inglês. Sua evolução é notável e pode ampliar o cardápio de atacantes de Tite para a Copa do Mundo.

Já há quase certeza de Neymar, Gabriel Jesus, Richarlison, Vinicius Junior, Raphinha, Rodrygo e Antony. Se Pedro e Martinelli forem os dois nomes restantes, haverá jogadores de ataque para todos os tipos de circunstâncias.

0
Tite concede entrevista à Folha na sede da CBF, no Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli - 8.out.22/Folhapress

Pedro para jogo aéreo e pivô, pode abrir fechados cadeados defensivos. Richarlison e Gabriel Jesus podem atuar como centroavantes ou atuar pelo lado, entrando em diagonal para fazer gols, característica diferente de Antony, Vinicius Junior e Raphinha.

Com Martinelli, aberto pela esquerda, Rodrygo será opção para os dois lados e também para a faixa central do ataque.

Certamente, não há uma geração de craques como quando a dupla ofensiva tinha Bebeto e Romário ou Ronaldo e Rivaldo, mas as chances de mudar estilo e ludibriar adversários com alterações de posicionamento e estratégia serão enormes.

É uma das razões de Martinelli, do Arsenal, poder ser um dos nomes da lista a ser divulgada às 13h desta segunda-feira (7).

Há dois meses, ao divulgar os convocados para os amistosos contra Gana e Tunísia, Tite admitiu haver disputa entre Philippe Coutinho e Éverton Ribeiro. Se havia, o meia do Flamengo ganhou, por ter sido destaque das finais da Copa do Brasil e Libertadores.

Coutinho não ficou nem no banco na vitória do Aston Villa contra o Manchester United. Com uma lesão, está fora da Copa do Mundo.

Neymar tem só mais um jogo, contra o Auxerre, antes de se apresentar à seleção brasileira. No final de semana, foi o melhor em campo na vitória do PSG por 2 x 1 sobre o Lorient. Fez um gol, deu passe para outro, está em sua melhor forma técnica e física às vésperas das Copas que disputou.

Não são os caso de Richarlison e Paquetá, em fase final de recuperação, Casemiro, agora titular, mas instável no Manchester United, Fred e Raphinha, reservas no Manchester e Barcelona, respectivamente. Em compensação, Vinicius Junior e Rodrygo são cada vez mais indispensáveis ao Real Madrid.

Só que serão, em princípio, opções de banco na seleção brasileira.

A grande dúvida é se Tite convocará Daniel Alves, acompanhado pela comissão técnica em sua preparação física na Espanha. Daniel não está jogando, nunca fez uma grande Copa do Mundo, nem em 2010 nem em 2014, mas pode ser importante num grupo de 26 atletas pela liderança e experiência.

PVC
PVC - Folhapress

Há quatro anos, o técnico da seleção diz que não levaria outra vez jogadores distantes de sua melhor condição física. Pode ser impossível, porque representaria refazer muitas novas apostas.

Abrir mão de Daniel, em tese, significaria incluir mais um zagueiro. Pode não ser necessário. Firmino voltou a jogar bem pelo Liverpool e é alternativa para ser centroavante, falso nove ou meia, posição em que atuou na vitória do Liverpool sobre o Tottenham.

Com ele, poderiam ser dez atacantes, cada um com uma característica específica. O Brasil terá um caminho muito duro e adversários fortes desde a fase de grupos. Talvez enfrente só campeões do mundo nos mata-matas. Não é favorito, mas candidato a ganhar a Copa.

O último zagueiro

Bremer voltou a ser titular da Juventus contra a Internazionale e é favorito para uma das vagas na zaga, mas Gabriel Magalhães foi destaque do Arsenal contra o Chelsea e tem chance. Corre por fora Lucas Veríssimo, que voltou a jogar depois de um ano de lesão.

Vítor ou Vojvoda

O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, reitera que acredita em Duilio Monteiro Alves quando ouve que, se o Corinthians decidir por Vojvoda, falará primeiro com o clube cearense. Vojvoda tem contrato até o fim do ano. Duilio ainda tem esperança de seguir com Vítor Pereira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.