Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão
Descrição de chapéu alimentação

Faça o melhor molho de tomate usando só airfryer e processador

Alho, temperos e zero trabalho na cozinha: você nunca mais vai querer fazer de outro jeito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Já está demonstrado que a airfryer é um eletroportátil tão útil quanto o processador ou a sanduicheira elétrica. Ela foi recebida com desconfiança, tinha jeitão daquelas tralhas que ficam pegando poeira no quartinho do esquecimento.

Mas a airfryer se impôs e se revelou um aparelho excelente para aquecer alimentos rapidamente e sem destruir a textura da comida (como o micro-ondas faz). Também é muito bom para assar coisas e desempenha uma função só sua: simula frituras, atingindo um resultado aceitável com muito pouco óleo.

Um dos meus usos prediletos da airfryer é para desidratar comidas. Uma fruta tá passando do ponto? Você a aquece, contínua e longamente em temperatura baixa até a água evaporar e os sabores ficarem concentrados.

Dá para fazer tomates secos facilmente na airfryer. Desidratados mais brevemente, a meio caminho entre o assado e o seco, o tomate rende um molho fabuloso, que não precisa de mais nenhum calor para ficar pronto.

O que precisa, e muito, é de tomates excelentes e maduros, pois o molho dessa receita é bem simples, não tem grandes disfarces para um ingrediente mais ou menos.

Se o tomate for bom, eu prometo, você terá o molho mais gostoso da sua vida (e o departamento de reclamações já tem uma resposta pronta para as queixas: compre tomates melhores da próxima vez).

Eu gosto de tomates do tipo italiano, alongados e mais doces do que o carmem ou o débora. Se forem orgânicos, tanto melhor.

A receita está detalhada a seguir, mas é tão simples que pode ser resumida numa frase: você desidrata os tomates e o alho na airfryer, depois os processa com sal e temperos.

É um molho que pode ser comido quente ou frio. Com macarrão, pizza, sanduíche, canapé, como quiser.

Macarrão em concha com molho de tomate com folhas de rúcula
Aprenda a fazer molho de tomate na airfryer - Marcos Nogueira

Usei um quilo de tomate para facilitar, mas medidas importam muito pouco aqui. A brincadeira é fazer o molho, usar o quanto precisar e guardar o resto na geladeira, dentro de um pote. Dura uma semana desse jeito.

MOLHO DE TOMATE NA AIR FRYER

Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 kg de tomates maduros

3 dentes de alho

Sal, pimenta calabresa, orégano e manjericão a gosto

Modo de fazer

  1. Corte os tomates ao meio, no sentido longitudinal. Distribua no cesto da airfryer e asse, com os dentes de alho inteiros e com casca, por 2 horas a 80 ºC.

  2. Espere esfriar. Descasque o alho e remova a pele do tomate.

  3. Num processador, bata o tomate e o alho com a pimenta, o orégano e o manjericão. Tempere com sal e transfira para um pote.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.